Atividades Extra Curriculares

3 Revistas Científicas de Medicina Essenciais Para Sua Carreira

3 Revistas essenciais para a performance médico-acadêmica: fortalecendo o tripé de ensino, pesquisa e extensão.

A importância das revistas científicas na prática médica

O processo de formação médico-acadêmico no âmbito universitário necessita de contextos universais, complexos e integrais, variando desde a suma da importância do conhecimento teórico a sua aplicabilidade cotidiano. Para tanto, o fortalecimento do tripé de ensino, pesquisa e extensão são cruciais (figura 1). Nesse sentido, as revistas científicas, sejam eletrônicas ou impressas, adentram na democratização da ciência, por meio dos periódicos publicados constantemente.

Critérios ¨sine qua non¨ para relevância das revistas científicas de cunho médico

Os critérios primordiais de excelência nas revistas científicas são justificados pela necessidade de normatização dos conteúdos apresentados e suas respectivas funcionalidades. Estes são bem representados pela objetividade, impessoalidade, reprodutibilidade, coerência interna e raciocínio lógico. Assim, tais itens podem ser devidamente observados em divergentes níveis de evidência, com base nas tipologias de estudo: revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados, estudos de Coorte, estudos de caso-controle, relatos de casos, bem como estudos in vitro ou animas (figura 2).

3 Revistas essenciais para a performance médico-acadêmica:

1. Revista Brasileira de Educação Médica

Representando um ótimo contexto nacional, com análises coerentes com a realidade propriamente dita, a revista brasileira de ensino médico, indubitavelmente, representa um meio essencial. Isso porque em seu pioneirismo apresenta as novas formas de aprendizado nas universidades brasileiras, demonstrando as novas gerações a importância do ensino e sua aplicabilidade social. Dessa forma, em quase quatro décadas de existência é uma ótima revista para publicações periódicas, bem como leitura rápida e eficaz.

2. Nature Medicine

A Nature Medicine é uma revista médica periódica revisada por pares que publica artigos de pesquisa, análises, notícias e comentários na área biomédica, incluindo pesquisa básica e pesquisa clínica de fase inicial cobrindo todos os aspectos da medicina. Publicado em 07 de janeiro de 2019, a revisão sistemática com o seguinte título: A implementação prática de tecnologias de inteligência artificial na medicina; representa a relevância de tal revista, já que publica seus artigos com evidências do presente e com aplicabilidades futuras. Dessa forma, torna-se um presente conhecê-la profundamente em suas raízes mundiais.

3. Genetics and molecular research

Completando nossa lista de revistas, tem-se a Genetics and Molecular Research Journal, um periódico científico de acesso aberto, com revisão por pares, nos campos da biologia e da medicina, editado e publicado mensalmente nos campos da genética, biologia molecular, proteômica, genômica e evolução.

Para quem sempre sonhou em acessar e publicar artigos científicos nas melhores revistas mundiais, sua atuação se faz notória. No entanto, não se limita a tais aspectos, já que embora aceite seletos artigos científicos para publicações, demonstra a necessidade de atualização do médico perante as novas tecnologias e intervenções no processo de saúde-doença.

A influência das revistas no tripé de ensino, pesquisa e extensão médica

As revistas apresentadas estão intrinsicamente relacionadas ao papel primordial do zelo ao bem-estar realizado pelo profissional médico. Basta observar o ensino atualizado fornecido por seus estudos, representando notoriedade nos protocolos que influenciam a prática na saúde. Além disso, o indivíduo é capaz de desenvolver suas habilidades nas pesquisas científicas, já que por meio de meios digitais amplia e resgata nas melhores referências ideias encarregadas de transformar vidas.

Além disso, a extensão se utiliza dos seus vieses para agregar valores antes tão esquecidos em décadas não muito distantes. Seja pela necessidade de reconhecer a realidade local, nacional ou internacional.

O tripé de ensino, pesquisa e extensão como sustentadores das universidades - Sanar
O tripé de ensino, pesquisa e extensão como sustentadores das universidades e, por conseguinte, do conhecimento médico ampliado ao uso das revistas científicas.
Pirâmide da medicina de evidencia - Sanar
Baseando-se na medicina de evidencia as revistas apresentam as diferentes tipologias de estudos, desde a base ao topo da pirâmide. 

Ergelis Victor Cavalcanti de Lima - Colunista - Sanar

Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar