Ciclos da Medicina

5 procedimentos cirúrgicos que TODO médico deve saber

5 procedimentos cirúrgicos que TODO médico deve saber

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

Nem todos os procedimentos cirúrgicos são exclusividade do médico cirurgião. Há alguns que é imprescindível que todo médico saiba realizar, inclusive os médicos generalistas. Continue lendo este post para saber mais!

O que é um médico generalista?

O generalista é o médico que tem especialização em Clínica Geral ou Saúde da Família ou até mesmo sem especialização (aqueles que terminaram a faculdade de medicina, ingressaram no mercado de trabalho e sem trabalhando buscar uma titulação).

Esse profissional atende todos os tipos de doenças, de todas as especialidades e de pessoas de qualquer idade.

Todo médico precisa saber fazer procedimentos clínico-cirúrgicos?

Sim, nem mesmo o médico generalista está isento da realização de procedimentos cirúrgicos básicos em Âmbito emergencial. Eles são procedimentos de menos complexidade técnica e que demandam menos materiais e insumos, podendo ser realizados até mesmo na UBS. Um exemplo disso são a retirada de nevos, corpos estranhos e cistos.

Por isso, é preciso estar apto e sempre preparado para o momento em que precisar realizá-los. Vale super a pena revisar a técnica destes procedimentos.

Quais são os principais procedimentos clínico-cirúrgicos que todo médico deve saber?

É importante desenvolver habilidades cirúrgicas para conduzir procedimentos. Para te ajudar, listamos aqui cinco dos principais. Confira:

Drenagem Torácica

A drenagem torácica consiste na inserção de um tubo na cavidade pleural, para drenagem do ar, sangue, bile, pus e outros fluídos.

Intubação Orotraqueal (IOT)

A Intubação Orotraqueal é indicada quando há via aérea pérvia de outra forma, com comprometimento iminente ou potencial.

Cricostomia por Punção

Por definição, a Cricostomia é o procedimento que envolve inserção de um cateter agulhado pela membrana cricotireoidea em situações emergenciais, podendo ser mantido por até 30-45min.

Acesso Venoso Central/Profundo

O acesso venoso central consiste no acesso a um grande vaso venoso através da inserção de um cateter. Tem como indicações a administração de drogas, monitorização hemodinâmica e a implantação de dispositivos venosos.

Cateterismo Vesical

Por definição, as sondas vesicais são utilizadas tanto para a drenagem urinária quanto para a coleta de urina para monitorização do débito urinário.

Procedimentos clínico-cirúrgicos: e-books gratuitos

Para te ajudar a potencializar os seus estudos, a Sanar produziu uma série de e-books gratuitos sobre os procedimentos que todo médico precisa saber.

Confira a lista e baixe todos que achar essencial para sua formação profissional:

Sugestão de leitura complementar