A importância do estudo da Urgência e Emergência no ensino médico hospitalar

A importância do estudo da Urgência e Emergência no ensino médico hospitalar

Compartilhar

Carreira Médica

4 min297 days ago

Atualmente, os desafios da Urgência e Emergência dos Hospitais são pauta em diversos encontros e congressos médicos.

Assim, o diagnóstico e os desafios enfrentados nessa assistência mostram a importância do estudo da Urgência e Emergência no ensino médico hospitalar.

O que são Urgências e Emergências?

Uma Emergência é uma situação de ameaça imediata. Hemorragias, paradas respiratórias ou cardíacas, por exemplo, são emergências. Além disso, elas são conhecidas por aparecerem de forma súbita e imprevista.

Já a Urgência é, por exemplo, situações de luxações, torções ou fraturas. São situação que podem, caso não sejam solucionadas, se transformar em emergências.

Além disso, a Urgência se define pelo critério de tempo em que se deve responder a necessidade – o tempo como cronologia, duração, intensidade e oportunidade.

O estudo da Urgência e Emergência no ensino médico

Para o médico Mauro Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina (CFM), a graduação não fornece um preparo para a Urgência e Emergência.

Mais do que isso, Ribeiro acredita que, para sanar esse problema, é necessária uma especialidade de Urgência e Emergência.

Temos, aproximadamente, 16 mil formandos para 14 mil vagas de residencia. Somente 9 mil médicos acabam frequentando a residência, e o restante vai para o mercado de trabalho. Então, acabam caindo no setor de Urgência e Emergência sem nenhuma instrução mais específica.

Mauro Luiz Ribeiro, do CFM

Além disso, ele propõe modificações curriculares. Assim, estudantes de medicina teriam um aprendizado em Urgência e Emergência de forma linear.

Nova proposta para as grandes áreas da medicina

Dessa forma, seriam sete grandes áreas da Medicina. Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Família, Saúde Mental e Urgência e Emergência.

Atualmente, só há dois programas de formação em pós-graduação em Urgência e Emergência no Brasil. Um em Porto Alegre e outro em Fortaleza.

Quer estudar mais sobre o tema? Confira nosso Manual Prático prático para Urgências e Emergências Clínicas.

A importância da formação

Milhares de vidas são salvas anualmente pelo atendimento médico na Urgência e Emergência.

Em 2013, o conselheiro Jefferson Piva trouxe a importância dessa formação com o caso da Boate Kiss, em Santa Maria.

Durante a tragédia, um dos profissionais fez a diferença. Com conhecimento de Urgência e Emergência, conseguiu minimizar os danos, atuando na gestão do atendimento.

A duração dos plantões

Para Mauro Ribeiro, é necessária a implantação de um processo de acolhimento com classificação de risco. Além disso, deveria ser obrigatório ter um responsável pelo gerenciamento do fluxo.

“Não pode ter um paciente internado em OS e o médico não pode dar plantão por mais de 12h”

Mauro Luiz Ribeiro, do CFM

Estudos já demonstram que, após oito horas, o nível de atenção e qualidade cai. Por isso, não devemos exceder às 12 horas. Ainda, a vaga zero precisa ser tratada como exceção e ser responsabilidade exclusiva dos médicos reguladores.

Quer aproveitar e começar a estudar Urgências e Emergências? Conheça nosso Combo Emergências!

O déficit de serviços de emergência no Brasil

Atualmente há, aproximadamente, 2,4 leitos por mil habitantes no SUS. Enquanto isso, há uma necessidade que é de 4 a 5 por mil habitantes.

Além disso, há somente 371 serviços de emergência no país. Seguindo o padrão internacional, seriam necessários 750.

O ideal de um pronto socorro é que o paciente permaneça por, no máximo 12 horas. Então, após esse período, ele deve ser encaminhado para alta ou internação.

“Para que todas essas medidas sejam tomadas, o primeiro passo é estudar e entender a Urgência e Emergência de forma específica”

Mauro Luiz Ribeiro, do CFM

Quer saber mais? Dá uma olhada no nosso combo de livros: Seleção Mestres da Urgência e Emergência.

Compartilhe com seus amigos:
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.