Índice
Fique por dentro da atualização das diretrizes 2020 da American Heart Association (AHA) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE).
Primeiramente, e as evidências?
Antes de dar início aos tópicos que indicam as principais alterações, é importante que você esteja ciente de que, de acordo com a AHA, apenas 6 dessas 491 recomendações (1,2%) são baseadas em evidência de nível A (com pelo menos um estudo clínico randomizado [RCT] de alta qualidade, corroborado por um segundo estudo de alta qualidade ou estudo de registro). Isso significa que as pesquisas em ressuscitação, tanto na esfera nacional quanto na internacional, demandam por mais investimentos.
Principais novas alterações em SBV e SAV
Algoritmos aprimorados e recursos visuais fornecem recursos fáceis para lembrar das orientações para cenários de ressuscitação no SBV e SAVC
A importância do início imediato da RCP por socorristas leigos tem sido reenfatizada.
As recomendações anteriores sobre a administração de epinefrina foram reafirmadas, com ênfase em sua administração mais precoce.
O uso de dispositivos de feedback visual em tempo real é recomendado como forma de manter a qualidade da RCP.
Mensurar continuamente a pressão arterial sanguínea e o teor de dióxido de carbono ao final da expiração (ETCO2) durante a ressuscitação de SAVC pode ser útil para melhorar a qualidade da RCP.
Com base na evidência mais recente, o uso rotineiro de dupla desfibrilação sequencial NÃO É RECOMENDADO.
O acesso intravenoso (IV) é a via preferida de administração de medicação durante a ressuscitação no SAVC. Acesso intraósseo (IO) é aceitável se o acesso IV não estiver disponível.
O atendimento do paciente após o retorno da circulação espontânea (RCE) requer muita atenção à oxigenação, controle da pressão arterial, avaliação da intervenção coronária percutânea, controle direcionado de temperatura e neuroprognóstico multimodal.
Após uma ressuscitação, o debriefing para socorristas leigos, profissionais do SME e profissionais da saúde no hospital pode ser benéfico para suporte na saúde mental e bem estar dos mesmos.
O tratamento da PCR na gravidez é focado em ressuscitação maternal, com a preparação para uma cesariana de emergência, se necessário, para salvar o bebê e melhorar as chances de ressuscitação bem-sucedida da mãe.
Principais alterações em algoritmos visuais
Um sexto elo, ‘Recuperação’, foi adicionado às cadeias de sobrevivência da PCRIH e PCREH. Observe abaixo:

O algoritmo universal de PCR para adultos foi modificado para enfatizar a administração precoce da epinefrina em pacientes com ritmos não chocáveis.
Dois novos algoritmos para emergência associada a opioides foram adicionados para socorristas leigos e socorristas treinados.


Um novo diagrama foi adicionado para orientar e informar sobre o neuroprognóstico.
Um novo algoritmo para PCR durante a gravidez foi adicionado para abordar esses casos especiais.
