Antibióticos: Tudo o que você precisa saber

Antibióticos: Tudo o que você precisa saber

Compartilhar

Carreira Médica

4 min43 days ago

Os antibióticos surgiram no início do século XX, com uma revolução médico-farmacêutica que salvou milhares de pessoas. Contudo, hoje, os antibióticos pautam um grande debate na saúde pública. O principal deles em relação ao combate às superbactérias.

Saiba mais sobre a história dos antibióticos e os debates atuais sobre o tema.

A História dos antibióticos

Durante um experimento com bactérias, o médico Alexander Fleming descobriu a penicilina, em 1928. Fleming era um oficial-médico e, após trabalhar com soldados com infecções sem cura, buscava uma resposta para o problema.

Assim, pesquisava a bactérias Staphylococcus aureus, responsável pelo acúmulo de pus, que causa a formação de abscessos. Por trabalhar com soldados, Fleming costumava enfrentar muitos abscessos em feridas abertas, comuns em combates por armas de fogo.

Contudo, a descoberta foi ao acaso. Sem perceber, Fleming deixou um dos recipientes que tratava suas culturas de bactérias aberto. Após alguns dias, o médico percebeu a formação de mofo.

Além disso, entendeu que o mofo, mais especificamente o fungo Penicillium notatum, foi capaz de destruir a Straphylococcus.

Dessa forma, o médico iniciou uma série de testes para entender esse feito. Descobriu, então, que uma secreção formada pelo Penicillium afetava a parede celular das bactérias.

Com isso, Flemming fez uma publicação no British Journal of Experimental Pathology. Contudo, a descoberta não surtiu grande efeito, já que o pesquisador não sabia como produzir a substância.

Apenas em 1939, com o Farmacêutico Howard Florey e o bioquímico Ernst Chain, a penicilina ganhou destaque. Esses pesquisadores, que trabalhavam em Oxford, descobriram uma forma de produzi-la em larga escala.

Anos depois, em 1945, Fleming, Chain e Florey receberam o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta.

Se interessa por antibióticos? Conheça nosso livro de Mapas Mentais em Antibióticos! São 60 capítulos com mapas mentais, resumos, características farmacológicas, principais indicações, reações adversas e como ajuste da dose.

O que é um antibiótico

Antibiótico é uma substância capaz de eliminar ou parar a reprodução de microorganismos – as bactérias. Assim, os antibióticos tornaram possível, e simples, o tratamento de intecções como a tuberculose e pneumonia – que até então eram letais.

O que os antibióticos fizeram

Os antibióticos representam uma revolução no meio médico-farmacêutico. Seu maior efeito foi a queda drástica na taxa de mortalidade de doenças infecciosas e parasitárias.

Assim, problemas como diarreias, pneumonia, tuberculose e meningites passaram a não serem mais tão letais.

Em São Paulo, pneumonia e tuberculose eram responsáveis por 37% das mortes. Atualmente, elas representam cerca de 15%.

Quer saber ainda mais sobre o uso de antibióticos? Confira nosso livro de 101 Desafios em Antibióticos e outros Antimicrobianos! Nele você confere 101 casos clínicos para promover seu raciocínio clínico e estudar com a prática, se preparando para quando estiver diante de um paciente viral.

Qual o problema no uso de antibióticos

Com a forte popularização dos antibióticos, enfrentamos o problema do seu uso indiscriminado. A prática expõe o corpo a um maior número de bactérias.

Com bactérias resistentes no organismo, o remédio promove uma “seleção natural”, eliminando as bactérias não resistentes e promovendo a reprodução das que resistem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo em excesso dos antibióticos aumentou em meados do século XX, acelerando o processo de mutação, ou seleção, das bactérias.

É uma das maiores ameaças globais à saúde, ao desenvolvimento e à segurança

OMS

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) podemos enfrentar até 2.4 milhões de mortes até 2050 causadas pelos supermicróbios.

Contudo, eliminando o consumo do medicamento sem receita médica, diminuindo seu uso para apenas quando for necessário e seguindo a risca as prescrições de dias e horários o problema pode ser retardado.

Buscando saber tudo sobre antibióticos? Então vai adorar conhecer nosso Combo Antibióticos!

Compartilhe com seus amigos:
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.