2019: um ano de debates, projetos e agradecimento

2019: um ano de debates, projetos e agradecimento

Autores:

André Felipe Cândido da Silva,
Marcos Cueto

ARTIGO ORIGINAL

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970versão On-line ISSN 1678-4758

Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.26 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2019

http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000100001

Caros leitores,

Com alegria apresentamos mais um número de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Neste ano completamos 25 anos de circulação ininterrupta, o que é motivo de grande satisfação para toda a equipe. Conforme comunicamos em carta anterior (Silva, Cueto, 2018), a comemoração servirá de ocasião para nos reunirmos com editores de revistas de história, nacionais e estrangeiras, para debatermos as principais questões relativas à publicação científica na área, principalmente os debates em torno do acesso aberto, incluindo o tema dos dados abertos de pesquisa, cuja divulgação vem sendo exigida cada vez mais em favor de maior transparência e ética científica. É necessário, entretanto, que profissionais da área de história e afins ganhem clareza sobre o que compreendem como dados de pesquisa que subsidiam suas publicações em periódicos. Já é de praxe na história e em outras ciências sociais e humanas que detalhemos em nossos artigos as fontes históricas utilizadas, com a respectiva notação do acervo documental e do arquivo de procedência. Como aperfeiçoarmos as informações sobre os dados de maneira a corresponder a esta demanda por maior transparência na “matéria-prima” a partir da qual se elaboram os artigos? É tema aberto a debate e é preciso que os veículos e profissionais da área de história participem e se apropriem da discussão, chamando atenção para as especificidades na forma de produzirmos e divulgarmos o conhecimento. Discutiremos ainda novos formatos da publicação acadêmica, como publicação contínua, preprint e pareceres abertos, bem como divulgação do conteúdo publicado em blogs e mídias sociais.

Também aproveitamos para agradecer aos editores adjuntos e de seções que nos acompanharam até o presente número: os editores adjuntos Charles Pessanha, Ildeu de Castro Moreira, Gilberto Hochman, Margarida de Souza Neves, Gabriela Soto Laveaga, Paulo Drinot; as editoras da seção “Imagens”, Ana Maria Mauad e Maria Teresa Bandeira de Mello; a editora da seção “Fontes”, Maria Rachel Fróes da Fonseca; e a editora de divulgação científica, Luísa Massarani. No número seguinte, anunciaremos a nova composição do corpo editorial que vai coordenar a revista no quadriênio 2019-2022. Os editores adjuntos Karina Ramaciotti, Nelson Sanjad e Luiz Antonio de Castro Santos, e a editora da seção “Livros & Redes”, Ana Carolina Vimieiro-Gomes, permanecem na equipe.

A maior parte desses nomes acompanha e participa há muitos anos da coordenação editorial da revista, com contribuição muito importante para que ela se consolidasse no cenário acadêmico e adquirisse a respeitabilidade que hoje tanto nos orgulha. Expressamos nossos profundos e sinceros agradecimentos e esperamos continuar contando com a colaboração de todos.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

REFERÊNCIAS

SILVA, André Felipe Cândido da; CUETO, Marcos. Rumo a 2019: 25 anos de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.25, n.1, p.7-8. 2018.
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.