Artigos científicos – como redigir, publicar e avaliar

Artigos científicos – como redigir, publicar e avaliar

Autores:

Alcides José Araújo Ribeiro

ARTIGO ORIGINAL

Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

J. vasc. bras. vol.15 no.1 Porto Alegre jan./mar. 2016 Epub 05-Abr-2016

http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.009715

Nunca estivemos expostos a tantas informações como nos tempos atuais. Elas vêm de vários meios e diferentes maneiras. A informação científica na área médica é enorme, mas, muitas vezes, de difícil acesso, de baixa qualidade e muitas sem aplicabilidade clínica.

Todos nós, médicos, conhecemos grandes colegas, especialistas com grande experiência, mas que, muitas vezes, nunca produziram um trabalho científico sequer. Também conhecemos unidades médicas de referência que pouco ou nada produziram cientificamente e perdem todo o conhecimento adquirido ao longo de anos por falta de registro científico.

Diante da necessidade desse registro e visando auxiliar e orientar a avaliação, a produção e a compreensão de artigos científicos, publicou-se o livroArtigos científicos – como redigir, publicar e avaliar1, de autoria de Maurício Gomes Pereira, médico, professor emérito da Universidade de Brasília, Brasília-DF. O autor possui especialização em Pediatria e em Saúde Pública, com vários livros publicados e vasta experiência na área de metodologia científica e de epidemiologia.

Publicado em brochura, o livro possui 24 capítulos, distribuídos em 396 páginas. Os tópicos variam desde a explicação de todos os componentes de um artigo científico, com detalhes, modelos e exemplos bem claros e de grande auxílio, até capítulos bem específicos, como a escolha do periódico, a submissão do artigo e como ter o artigo aprovado para aplicação.

Escrito em linguagem clara, didática e objetiva, com capítulos abrangentes e bem escritos, o livro realmente desmistifica e torna o entendimento e a elaboração de um artigo científico bem menos complexos e trabalhosos. A intenção do autor é de que esse livro não seja lido do princípio ao fim, mas sirva para consulta rápida e objetiva sobre assuntos específicos e para sanar dificuldades encontradas durante a publicação e a leitura de um artigo científico.

Trata-se de excelente recurso para estudantes, residentes, pós-graduandos e especialistas, desde aqueles sem experiência alguma na elaboração científica até os mais experientes, como editores e revisores de publicações. Sem dúvida, o livro é uma grande contribuição para o ensino e a produção científica no Brasil.

REFERÊNCIAS

1 Pereira MG. Artigos científicos – como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.