versão impressa ISSN 0066-782X
Arq. Bras. Cardiol. vol.102 no.3 São Paulo mar. 2014
https://doi.org/10.5935/abc.20140027
Caro Editor,
Lemos com grande interesse o artigo de Rodrigues e cols.1 intitulado "Avaliação do Ventrículo Direito pelo Ecocardiograma com Doppler Tecidual na Embolia Pulmonar Aguda", publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Os autores1 tiveram por objetivo avaliar a função sistólica Ventricular Direita (VD) usando Doppler ecocardiografia tecidual bidimensional em pacientes com Embolia Pulmonar (EP) aguda e, ainda, analisar sua correlação com os níveis de Peptídeo Natriurético Atrial (BNP). Eles concluíram que níveis elevados de BNP (≥ 50 pg/mL) estavam associados a uma maior prevalência de disfunção sistólica VD em pacientes com EP. Embora o atual artigo tenha sido bem conduzido, e cumprimentamos seus autores pela informação detalhada e valiosa nele apresentada, acreditamos que alguns comentários são oportunos.
Os peptídeos natriuréticos são secretados principalmente por cardiomiócitos em resposta ao estiramento miocárdico induzido por sobrecarga de volume2 , 3. Eles atuam aumentando a natriurese e diminuindo a resistência vascular, o que reduz, dessa forma, a volemia, a pressão arterial sistêmica e a pós carga2. O BNP é sintetizado primariamente pelo miocárdio atrial. As concentrações de peptídeo natriurético acham se associadas com o funcionamento do átrio e do apêndice atrial, assim como com a gravidade da insuficiência e da estenose das válvulas mitral e aórtica2 - 5.
Já se demonstrou elevação dos níveis de peptídeo natriurético em pacientes hipertireóideos, hipertensos e obesos, devido à estimulação direta de hormônios tireóideos, hipertrofia ventricular esquerda e aumento da pós-carga e da resistência insulínica, respectivamente5.
Concluindo, embora os níveis de peptídeo natriurético estejam associados a funções ventriculares, outros fatores, que podem elevar tais níveis, devem ser avaliados. Informar os níveis de hormônios tireóideos, os índices de massa corporal e os níveis de pressão arterial dos pacientes, assim como avaliar as válvulas mitral e aórtica (insuficiência e estenose) e os volumes atriais (esquerdo e direito), que poderiam alterar os resultados, conferiria maior valor ao estudo, acrescentando maior consistência aos seus resultados.