Colaboradores honorários - In Memorian

Colaboradores honorários - In Memorian

Autores:

Winston Bonetti Yoshida

ARTIGO ORIGINAL

Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

J. vasc. bras. vol.13 no.1 Porto Alegre jan./mar. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.002

Nos últimos três anos, o Jornal Vascular Brasileiro teve importantes perdas no seu corpo e no conselho editorial. Devido à dinâmica do Jornal Vascular Brasileiro, os nomes destes ilustres colegas precisam ser substituídos por novos integrantes, para continuidade dos trabalhos da Revista. Entretanto, esta substituição não vai ser feita sem uma sincera e justa homenagem a estes grandes nomes da SBACV, que contribuíram de forma expressiva e significante para o engrandecimento de nossa Revista. Estes companheiros figuram na Galeria de Honra do Jornal Vascular Brasileiro.

O Professor Luiz Poli de Figueiredo formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Porto Alegre-RS, em 1983. Fez Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular no Serviço do Professor Adib Jatene. Estagiou em Cirurgia Vascular em Barcelona, Espanha. Fez Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo e Pós- Doutorado no Texas, no Serviço do Professor Coselli, EUA. Era consultor de várias agências de fomento e revisor de várias revistas internacionais de prestígio. Figurava como Editor Especializado na área de Cirurgia Experimental do Jornal Vascular Brasileiro. Grande pesquisador, era Professor Titular do Depto. de Cirurgia da FMUSP, deixando enormes contribuições na forma de publicações em revistas de grande impacto. Contribuiu enormemente para o engrandecimento de nossa Revista. Infelizmente, faleceu em 1.º de julho de 2011.

O Professor Emil Burihan dispensa apresentações. Formado em Medicina em 1958 pela Escola Paulista de Medicina, hoje UNIFESP, dedicou sua vida a esta prestigiosa Escola, criando a Disciplina e o Serviço de Cirurgia Vascular. Foi Professor Auxiliar de Ensino em 1966 e Professor Assistente em 1971. Fez Doutorado em 1972 e Livre-Docência em 1977. Foi Presidente da SBACV em 1975 e alcançou o cargo de Professor Titular da UNIFESP em 1978. Sempre muito ativo e entusiasmado, participava ativamente de todos os Congressos de Cirurgia Vascular, marcando sempre sua participação com aulas, palestras e opiniões seguras e importantes. Formou incontáveis pesquisadores e especialistas, através dos seus Cursos de Pós-Graduação Sensu Stricto e Sensu Lato. Deixou inúmeros artigos em revistas internacionais de prestígio, além de vários capítulos de livros. Participava do Jornal Vascular Brasileiro como Editor Associado e Revisor. Infelizmente, faleceu em 30 de março de 2012.

O Professor Airton Delduque Frankini formou-se em Medicina pela Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre em 1976, concluindo a Residência de Cirurgia Vascular na mesma Instituição em 1980. Fez o Mestrado em 1983 e Doutorado em 1994 pela UNIFESP. Era Professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na Disciplina de Cirurgia Vascular, tendo sido homenageado pela Turma de 2012. Ocupou vários cargos na SBACV-RS e Nacional, e organizou vários eventos científicos em sua cidade. Foi eleito Presidente da SBACV em 2006. Participava do Conselho Editorial do Jornal Vascular Brasileiro, sempre pontual e com revisões críticas, respeitosas e estimulantes. Em várias ocasiões, me substituiu temporariamente na função de Editor e, mesmo doente, não deixou de finalizar suas revisões no Jornal Vascular Brasileiro. Infelizmente, faleceu em 22 de agosto de 2012.

Fica registrada aqui esta singela homenagem a estes importantes colaboradores de nossa Revista, bem como a nossa eterna saudade do trabalho colaborativo que só fez engrandecer este periódico.

Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.