Jornal Brasileiro de Pneumologia: quarenta anos de história

Jornal Brasileiro de Pneumologia: quarenta anos de história

Autores:

Manuel Lopes dos Santos

ARTIGO ORIGINAL

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713versão On-line ISSN 1806-3756

J. bras. pneumol. vol.41 no.5 São Paulo set./out. 2015

http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132015000500001

A Sociedade Brasileira de Pneumologia, fundada em 1974, tinha, entre outros objetivos, divulgar a especialidade, os intercâmbios de novos conhecimentos e publicar a produção científica dos pneumologistas. Para tanto, foi criado o Jornal de Pneumologia, que teria que ter no seu bojo alto teor técnico-científico, visando uma posterior indexação como revista científica. Coube a mim ser o primeiro Diretor do Jornal. É fácil de imaginar as dificuldades a serem vencidas para sua publicação: a falta de recursos econômicos, a dificuldade de comunicação e a inexistência da informática. Outro problema a ser vencido era o material a ser publicado. Para termos uma ideia da dificuldade, parafraseio o meu editorial publicado no volume 2, número 4(1):

"Os três números já publicados deram personalidade à Revista, que adquiriu forma de um periódico de alto teor técnico. Entretanto, parece que nossos colegas pneumologistas não gostam de publicar. Este número é novamente eminentemente paulista. Esperamos que o Congresso de Salvador os entusiasme a escrever e publicar, prestigiando a nossa revista, e que o novo Diretor não tenha dificuldade de material científico para a impressão nem necessidade de justificar o aparente bairrismo do órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Pneumologia."

Hoje, o Jornal Brasileiro de Pneumologia foi muito além dos seus objetivos originais. O Jornal é indexado na plataforma SciELO e no PubMed/MEDLINE, lido e referido por aqueles que se interessam pela ciência pneumológica. Os diversos Diretores/Editores que me seguiram conseguiram, apesar de muito trabalho, torná-lo um veículo de ampla divulgação com muita eficiência.

O Jornal Brasileiro de Pneumologia comemora os 40 anos de edição em 2015. Parabéns! Como disse o poeta: "Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena."a

REFERÊNCIAS

1. Santos ML. [Editorial in Portuguese, no title]. J Pneumol. 1976;2(4):2
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.