Novamente editor! Outros desafios!

Novamente editor! Outros desafios!

Autores:

Prof. Dr. Irimar de Paula Posso

ARTIGO ORIGINAL

BrJP

versão impressa ISSN 2595-0118versão On-line ISSN 2595-3192

BrJP vol.3 no.1 São Paulo jan./mar. 2020 Epub 27-Fev-2020

http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20200001

Como editor da Revista Dor: Pesquisa Clínica e Terapêutica durante os anos 2009 a 2012, com o apoio dos autores, do corpo editorial e das diretorias da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, tive o privilégio de contar com a colaboração dos autores, revisores e membros do corpo técnico, indexar o periódico na LILACS, Scielo e Latindex.

A partir de janeiro de 2018 a Revista Dor: Pesquisa Clínica e Terapêutica passou a se chamar Brazilian Journal of Pain (BrJP), para propiciar maior visibilidade internacional, uma vez que os periódicos científicos com titulo em inglês são acessados por toda a comunidade cientifica, pois esse é o idioma internacionalmente usado em eventos e publicações científicas.

Agora, como novo editor do BrJP para o biênio 2020-2021, e sentindo a enorme responsabilidade do cargo, me dirijo a vocês, autores e revisores, para compartilhar os objetivos a serem perseguidos neste biênio.

O mais relevante é aprimorar a qualidade, tanto do ponto de vista ético como científico, do BrJP, periódico científico destinado principalmente a profissionais da área da saúde; pesquisadores, profissionais, educadores, administradores e estudantes, interessados no estudo e tratamento da dor.

Outro objetivo é fazer as adequações necessárias na gestão do BrJP para adequá-lo às normas exigidas para a indexação em outras plataformas como o Medline, que é o principal banco de dados de citações bibliográficas on-line do sistema Pubmed da NLM, usado internacionalmente para fornecer acesso à literatura de periódicos biomédicos do mundo.

Para conseguir esse objetivo será considerada a política e qualidade científica do BrJP, sendo sopesada a objetividade, credibilidade e qualidade do conteúdo, pela análise dos métodos de seleção de artigos, o processo explícito de revisão por pares externos, aderência a diretrizes éticas, divulgação de conflitos de interesse financeiros, correção de erratas, retratações explícitas, e oportunidade para que sejam apresentados comentários e opiniões divergentes.

Para conseguir esses objetivos é essencial a colaboração dos autores enviando artigos originais, elaborados com esmero, seguindo as normas da boa prática da pesquisa em seres humanos e em animais; elaborando artigos de revisão com cuidado seguindo as regras universais para a elaboração desse tipo de artigo científico; e o envio de casos clínicos bem redigidos, que possibilitem avançar no estudo e tratamento da dor.

Também é muito importante a cooperação de todos os membros do corpo editorial, realizando a revisão dos artigos enviados com rapidez e profundidade, elaborando comentários que possam melhorar o conteúdo e a forma do texto e do autor.

O objetivo principal é que cada número do BrJP seja ansiosamente aguardado por ser um periódico cientifico que oferece conteúdo relevante, de fácil leitura, que traz novas informações para aqueles que procuram entender e explicar os intrigantes mecanismos da dor para aprimorar as técnicas do controle da dor de seus pacientes, além de aperfeiçoar e estimular o raciocínio e a produção cientifica.

É grande a responsabilidade que me foi confiada e estou despendendo todos os esforços para fazer jus à confiança da comunidade que me outorgou esta missão que muito me honra, e tenham a certeza de que farei o que estiver a meu alcance para levar o BrJP a um elevado patamar científico.

Para poder enfrentar esses desafios conto com sua colaboração.

Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.