Núcleo editorial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Núcleo editorial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Autores:

Sonia Lucia Perdigão Pacheco de Toledo,
Suely Campos Cardoso,
Gustavo Rosa Gameiro,
Elizabete Ferreira Mangia,
Amélia Pasqual Marques

ARTIGO ORIGINAL

Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950versão On-line ISSN 2316-9117

Fisioter. Pesqui. vol.23 no.1 São Paulo jan./mar. 2016

http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/00000023012016

O Núcleo editorial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi criado pela diretoria da FMUSP com a participação dos editores das revistas vinculadas aos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, bem como dos editores da Clinics e Revista de Medicina. A proposta consiste em reunir todas as revistas científicas do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) - Revista de Medicina do Departamento Científico da FMUSP, revista Fisioterapia & Pesquisa, Revista de Terapia Ocupacional e Clinics. O núcleo editorial é um serviço que está vinculado à diretoria da Faculdade de Medicina, com apoio da superintendência administrativa do Hospital das Clínicas.

O projeto foi iniciado em 2014 e concretizado em fevereiro de 2015, com o objetivo principal de centralizar, em um único espaço, o gerenciamento das revistas, possibilitando uma intensa troca de experiências entre os periódicos. Dessa maneira, todos teriam suporte da direção da FMUSP no andamento das publicações e em outras iniciativas desenvolvidas e implementadas à internacionalização dos periódicos, com preocupação constante na manutenção da qualidade.

Os bibliotecários do núcleo editorial dão assessoria técnica aos periódicos de terapia ocupacional, fisioterapia e medicina e fazem parte da secretaria executiva das revistas. Ademais, dão suporte aos editores em toda a tramitação inicial, desde o recebimento dos artigos no portal até a finalização dos números das revistas, em acesso aberto no Portal de Revistas da USP (www.revistas.usp.br), SciELO (www.scielo.org) e indexação na Lilacs (lilacs.bvsalud.org/).

Os periódicos subordinados ao núcleo são reconhecidos como institucionais da FMUSP. Assim, são apoiados pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP e marcam presença no Portal de Revistas da USP. Os três periódicos figuram entre os dez mais vistos e com maior número de downloads do Portal de Revistas da USP. Além disso, a revista Fisioterapia & Pesquisa também está indexada no portal SciELO.

As revistas de terapia ocupacional e fisioterapia possuem caráter multiprofissional e interdisciplinar. Desenvolvem cooperação com as áreas que hoje compartilham de uma visão ampliada da saúde - na pesquisa, no ensino e na extensão de ações na comunidade - que se integram às políticas sociais de cuidado, reabilitação e inclusão social de pessoas com agravos à saúde, deficiências, transtornos mentais e situações de vulnerabilidade pessoal e/ou social.

A manutenção da periodicidade e o aumento do número de artigos por ano também consistem em uma meta dos jornais científicos ligados ao núcleo, sendo desenvolvidas ações que estimulam autores nacionais e internacionais a publicar nas revistas da FMUSP. A captação de artigos de autores do exterior e a editoração bilíngue já são uma realidade na versão on-line.

Com o estabelecimento do núcleo editorial nesse novo cenário, esperamos consolidar os periódicos nas áreas do conhecimento, trocar experiências, fortalecer nossa visão crítica, aumentar a visibilidade e melhorar o padrão de indexação em bases de dados internacionais. Essa meta é importante, sendo um desafio compartilhado por todos os que estão ligados ao serviço, reafirmando, assim, o nosso compromisso de divulgar ciência atual e de qualidade aos nossos leitores.

Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.