Nursing Graduation Program at EPE - Celebration of 30 years of the doctoral course

Nursing Graduation Program at EPE - Celebration of 30 years of the doctoral course

Autores:

Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira,
Maria Angélica Sorgini Peterlini

ARTIGO ORIGINAL

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Acta paul. enferm. vol.29 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2016

http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600085

É tempo de celebração! Este é um momento ímpar na vida em sociedade, em que nós comemoramos e honramos um feito ou conquista importante. Homenagear os 30 anos do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem é o objetivo deste Editorial.

O Curso foi criado como Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil (1986), sendo depois ampliado e renomeado para Doutorado em Enfermagem (1994). Este Curso já titulou 224 doutores, e 105 estudantes estão atualmente em processo de formação doutoral.

Nós destacamos o empreendedorismo, conhecimento, competência, liderança e comprometimento das idealizadoras deste curso estrito senso, inicialmente voltado à formação de enfermeiros pesquisadores. Esta missão precípua foi ampliada, titulando outros profissionais que identificaram, nas linhas de pesquisa e no conhecimento produzido neste curso, os caminhos para desenvolver novos saberes. Devemos também ressaltar a responsabilidade dos que hoje se propõe a continuar a missão do programa, que é ser um “centro de excelência na formação de pesquisadores, líderes, e profissionais altamente capacitados para promover o avanço das ciências da enfermagem e saúde, com ênfase na abordagem multidimensional às pessoas e grupos em suas diferentes expressões”.

Neste contexto, nós perguntamos qual foi a contribuição deste Curso de Doutorado para o país?

A primeira titulação ocorreu em outubro de 1991. A busca por informações sobre os egressos do doutorado da EPE na Plataforma Lattes permitiu identificar várias informações contidas no currículo de 217 doutores titulados pelo Programa até junho de 2016 e evidenciar algumas contribuições deste Programa para a pós-graduação em enfermagem e saúde.

Destes 217 egressos do doutorado, 194 (89%) são enfermeiros e 23 (11%) são profissionais de outras áreas do saber. A maioria deles obteve o título aproximadamente aos 40 anos de idade, destacando-se o aumento no número de titulações para doutores com menos de 30 anos de idade nos últimos dez anos.

Em média, as titulações ocorreram em 3,9 anos. Do total desses doutores, 57% eram do Estado de São Paulo, indicando que o Programa contribuiu de maneira marcante para a formação de pesquisadores em outros estados do Brasil.

Nós analisamos os projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de doutores egressos da EPE. Um total de 1.189 projetos foi contabilizado desde o primeiro registro (1988) até 2016. Destes, 367 (31%) foram financiados por agências de fomento à pesquisa, tais como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, e Fundações de Amparo à Pesquisa de vários estados do país, bem como instituições de ensino e instituições de saúde. Considerando o total de projetos e o número de egressos, estima-se que cada um deles participou de cinco projetos de pesquisa, em média.

Quanto à produção intelectual, 4.297 artigos foram publicados em periódicos nacionais e internacionais com a participação de egressos, totalizando quase 20 artigos por pesquisador. Todos os egressos do curso de doutorado foram ou são orientadores de graduandos e pós-graduandos, tanto de cursos de lato como de estrito senso, contabilizando 9.585 graduandos e pós-graduandos orientados, ou 44 orientações por egresso, destacando-se que vários deles foram ou são coordenadores de programas de pós-graduação no país.

Estes dados permitem constatar a relevância do Curso de Doutorado na formação de pesquisadores. Nós estamos orgulhosos pela contribuição dos egressos do doutorado da EPE para o desenvolvimento científico e qualificação de profissionais de nível superior em nosso país.

Para celebrar este momento, idealizamos um evento científico que permitirá comemorar o sucesso alcançado nestes 30 anos do Curso de Doutorado e, ao mesmo tempo, identificar lacunas e oportunidades de melhoria para projetar avanços para o futuro. Teremos a participação de convidados de renome nacional e internacional, e apresentação de aproximadamente 90 trabalhos científicos. Nós esperamos desfrutar de um momento único de união e estímulo para o contínuo avanço da pesquisa e arte da enfermagem.

Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira
Professora Associada - Livre Docente
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
ORCID - http://orcid.org/0000-0002-9246-2354/ ResearcherID: C-8422-2012/ Scopus Author ID: 6603634748
Maria Angélica Sorgini Peterlini
Professora Associada
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
ORCID - http://orcid.org/0000-0003-1769-4662/ ResearcherID: G-4027-2012
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.