Oclusão do Apêndice Atrial Esquerdo e o Artefato da "Figura do Oito"

Oclusão do Apêndice Atrial Esquerdo e o Artefato da "Figura do Oito"

Autores:

Silvio Henrique Barberato

ARTIGO ORIGINAL

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Arq. Bras. Cardiol. vol.103 no.2 São Paulo ago. 2014

https://doi.org/10.5935/abc.20140119

Após a oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo (AAE) com o dispositivo Amplatzer cardiac plug (ACP), é frequente o achado de uma intrigante imagem com o formato do número oito ("figura do oito"). Este fenômeno é na verdade um artefato de imagem, devido à interação da malha metálica do ACP com as ondas do ultrassom1. O achado não deve ser interpretado como sinal de implantação incorreta do ACP.

Figura 1 Paciente do sexo feminino, 72 anos, após oclusão percutânea do AAE com o dispositivo ACP. (A) Ecocardiograma transtorácico no corte apical 5 câmaras com imagem em formato de oito (seta) no AE; (B) Maior inclinação anterior do transdutor, visibilizando-se a “figura do oito”; (C) Ecocardiograma transtorácico no corte paraesternal 3 câmaras; (D) Ecocardiograma transesofágico com a “figura do oito” na projeção do AAE em 5 graus (esquerda), mas não em 95 graus (direita) de rotação do ângulo 

REFERÊNCIAS

Bertrand PB, Grieten L, De Meester P, Verbrugge FH, Mullens W, Verhaert D et al. Relevance of the figure-of-eight artifact on echocardiography after percutaneous left atrial appendage closure with the Amplatzer cardiac plug. J Am Soc Echocardiogr. 2014;27(3):323-8.e1.
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.