versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X
Cad. saúde colet. vol.22 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2014
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201400010001
Questões sérias como as consequências das violências nas emergências, gravidez na adolescência e uso abusivo do álcool são objeto de discussão no primeiro número do nosso periódico este ano.
Os números das violências são assustadores e atingem comunidades diversas e indivíduos de todas as idades. Os jovens do sexo masculino continuam sendo as maiores vítimas de homicídios e acidentes. As drogas e o tráfico alimentam as taxas de mortalidade, mostrando a necessidade de políticas públicas e de esforços conjuntos de todas as áreas para enfrentamento do problema.
A expectativa de vida 20130000 brasileiro aumentou e, consequentemente, o número de idosos cresceu. Com isso, as quedas representam hoje um percentual significativo dos atendimentos nas emergências.
O uso abusivo de álcool é um problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo. Além das consequências para a vida do próprio indivíduo, acarreta sobrecarga para a família e está intimamente ligado aos acidentes de trânsito. Estima-se que, no Sudeste do Brasil, 18,9% dos homens e 7,8% das mulheres sejam dependentes do álcool1.
A gravidez na adolescência é uma preocupação, pois pode estar associada a baixos níveis de escolaridade, baixa adesão ao pré-natal e, muitas vezes, ideação suicida e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Além disso, muitas vezes leva a interrupções do projeto de vida e a dificuldades no relacionamento familiar2.
É uma política de nosso periódico privilegiar as pesquisas brasileiras que possam contribuir para a melhoria da saúde coletiva brasileira. Nesse sentido, agradecemos aos autores, pareceristas e editores que vêm contribuindo para o alto nível científico da revista Cadernos Saúde Coletiva.