Relatos de caso: narrativas destacando experiências clínicas que contribuem para a prática e para futuros estudos

Relatos de caso: narrativas destacando experiências clínicas que contribuem para a prática e para futuros estudos

Autores:

Cecilia Maria Patino,
Juliana Carvalho Ferreira

ARTIGO ORIGINAL

Jornal Brasileiro de Pneumologia

versão impressa ISSN 1806-3713versão On-line ISSN 1806-3756

J. bras. pneumol. vol.45 no.4 São Paulo 2019 Epub 15-Ago-2019

http://dx.doi.org/10.1590/1806-3713/e20190251

CENÁRIO PRÁTICO

Os autores de um relato de caso1 descrevem o sucesso e a segurança do tratamento de um paciente de 65 anos, internado no hospital com DPOC grave e bolhas enfisematosas enormes no lobo médio direito, com o uso de bronchoscopic lung volume reduction (BLVR, redução broncoscópica do volume pulmonar). Eles colocaram uma válvula endobrônquica no brônquio médio direito após confirmarem que não havia ventilação colateral.1 Os autores descrevem o esquema completo de tratamento e relatam que as bolhas permaneceram pequenas uma semana depois e desapareceram após dois meses, com melhora da função pulmonar, sintomas e qualidade de vida e sem sinais de obstrução, pneumonia ou pneumotórax. Os autores concluíram que a BLVR pode servir como tratamento alternativo entre pacientes com bolhas enfisematosas gigantes selecionados.

CONTEXTO

Um relato de caso é uma narrativa abrangente que fornece uma descrição clara e detalhada de experiências médicas únicas com pacientes, as quais podem ter impacto tanto nas práticas clínicas quanto nas de pesquisa. É muito importante publicar essas experiências, como em nosso exemplo, na forma de relatos de caso. Tais narrativas servem para aumentar o conhecimento existente sobre importantes tópicos clínicos e para fornecer percepções sobre doenças novas ou raras e tratamentos não convencionais, podendo posteriormente ser avaliadas de modo mais formal utilizando desenhos de estudo mais sofisticados, como ensaios controlados randomizados.

No relato de caso descrito acima,1 os autores relatam sua experiência em tratar um paciente com padrão clínico específico de DPOC com o uso de BLVR, pois pacientes com DPOC e bolhas enfisematosas gigantes foram excluídos de estudos clínicos anteriores. O motivo para a exclusão de pacientes com essa apresentação clínica foi que esse tipo de enfisema é um preditor de mortalidade operatória.

É altamente recomendável que todos os clínicos, e especialmente aqueles envolvidos com pesquisas, reservem um tempo para relatar casos interessantes e únicos de pacientes que eles tratam em seu cenário local que eventualmente possam afetar a saúde de pacientes semelhantes em todo o mundo. A publicação de relatos de caso é um primeiro passo importante no sentido de contribuir para responder novas perguntas e orientar práticas clínicas informadas, centradas no paciente. Além disso, para clínicos iniciantes, um relato de caso é às vezes a primeira oportunidade de se tornar um autor de um estudo publicado, já que não há necessidade de desenho ou implementação de estudo de pesquisa clínica. Embora os relatos de caso estejam na base da pirâmide baseada em evidências e sejam muitas vezes erroneamente percebidos como sem importância na ciência médica, destacamos que a pirâmide baseada em evidências serve de guia para os processos de tomada de decisão dos clínicos como um lembrete de que decisões e recomendações para os pacientes devem ser baseadas em dados de pesquisa resultantes de desenhos de estudo robustos, tais como ensaios clínicos, mas isso não implica que relatos de casos não tenham validade.

UTILIZANDO DIRETRIZES ESTABELECIDAS PARA PUBLICAR RELATOS DE CASO

Para escrever e publicar relatos de caso de alta qualidade, é altamente recomendável o uso de CARE (CAse REport) Statement and Checklist3 para o relato preciso das informações que devem ser fornecidas em cada seção do relato de caso (Tabela 1).

Tabela 1 Exemplos de alguns dos itens da CARE (CAse REport) Statement and Checklist.2  

Item Tópico Descrição do item da checklist
1 Título Inclua no título o desenho do estudo: “relato de caso”.
3a Introdução do resumo O que é singular sobre este caso? O que ele acrescenta à literatura médica?
5a Informações do paciente Não identifique informações demográficas e outras informações específicas do paciente.
9a Intervenção terapêutica Descreva os tipos de intervenção (como cuidado farmacológico, cirúrgico, preventivo e autocuidado).
10b Acompanhamento e desfechos Forneça resultados de testes diagnósticos/não diagnósticos de acompanhamento relevantes.
11a Discussão Discuta os pontos fortes e limitações de sua abordagem deste caso.

REFERÊNCIAS

1 Lee EG, Rhee CK. Bronchoscopic lung volume reduction using an endobronchial valve to treat a huge emphysematous bullae: a case report. BMC Pulm Med. 2019;19(1):92.
2 Riley DS, Barber MS. Kienle GS, Aronson JK, von Schoen-Angerer T, Tugwell P, et. al. CARE guidelines for case reports: explanation and elaboration document. J Clin Epidemiol. 2017;89:218-235.
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.