Síndrome de Reels, uma Complicação Rara Relacionada aos Dispositivos Cardíacos

Síndrome de Reels, uma Complicação Rara Relacionada aos Dispositivos Cardíacos

Autores:

Salvador Alandete Germán,
Ronny Rodelo Haad

ARTIGO ORIGINAL

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Arq. Bras. Cardiol. vol.104 no.3 São Paulo mar. 2015

https://doi.org/10.5935/abc.20140204

Paciente do sexo feminino, 67 anos de idade, com implante de marca-passo feito há 4 dias atrás (A), apresentou-se ao departamento de emergência relatando a percepção de contrações musculares no lado direito do tórax. A paciente não apresentava dor torácica, dispnéia ou palpitações e o exame físico não demonstrou nenhuma alteração. O eletrocardiograma mostrou ausência sensorial e na estimulação atrial e ventrícular direita. O raio X mostrou deslocamento dos eletrodos projetados no átrio direito e veia cava superior (B) a razão pela qual a paciente foi admitida no serviço de cardiologia, para que os cabos-eletrodos fossem reposicionados.

Poucos meses depois, a paciente apresentou os mesmos sintomas e a radiografia mostrou, novamente, deslocamento de ambos os eletrodos (C).

Radiografia de tórax após o implante de marca-passo (A); quatro dias depois, a radiografia mostrou deslocamento dos cabos-eletrodos no átrio direito e veia cava superior e ambos estavam enrolados ao redor do gerador de marca-passo (B). Alguns meses depois, a radiografia mostrou deslocamento dos eletrodos novamente (C). 

Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.