Compartilhar

Sistema Único de Saúde: 30 anos de luta!

Sistema Único de Saúde: 30 anos de luta!

Autores:

Jairnilson Silva Paim,
José Gomes Temporão,
Gerson Oliveira Penna,
Nelson Rodrigues dos Santos,
Luiz Felipe Pinto

ARTIGO ORIGINAL

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Ciênc. saúde coletiva vol.23 no.6 Rio de Janeiro jun. 2018

http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.06612018

No ano em que comemoramos o aniversário dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Revista Ciência & Saúde Coletiva tem a honra de apresentar às leitoras e aos leitores um material muito rico e diversificado, elaborado por mais de 100 pesquisadores brasileiros de todas as regiões do País, que nos traz a reflexão dos avanços, limites e desafios enfrentados ao longo das últimas três décadas.

Foram abordadas temáticas relevantes da Saúde Coletiva, tais como: a história do SUS, promoção da saúde, política de controle do tabaco, alimentação e nutrição, atenção primária, vigilâncias em saúde, enfrentamento das doenças infecto-parasitárias, saúde materno-infantil, saúde do idoso, reforma psiquiátrica, oferta, acesso e utilização do SUS, federalismo, regionalização e redes de saúde, debate sobre sistemas universais de saúde e cobertura universal, complexo econômico-industrial da saúde, gestão da educação e do trabalho, assistência farmacêutica, violência no SUS, sistemas nacionais de informação, comunicação em saúde, saúde ambiental, saúde do trabalhador, gênero e direitos sexuais, dominância financeira na assistência à saúde, finanças públicas e renúncias fiscais em saúde, cooperação internacional em saúde, a pós-graduação senso estrito em Saúde Coletiva, perspectivas do SUS. Desse modo, revisitamos e atualizamos muitas das informações e análises divulgadas1.

Cumpre-nos reiterar as inúmeras conquistas do SUS nessas três décadas. Os diversos textos que compõem este número especial atestam progressos nos níveis de saúde, na prestação de serviços, na formação de profissionais e trabalhadores, bem como na produção de conhecimentos científicos, tecnologias e inovações. Ao mesmo tempo, registram dificuldades, problemas, desvios e retrocessos. Nessa perspectiva, o maior obstáculo e ameaça ao SUS vem sendo o subfinanciamento e privatização no âmbito da financeirização do orçamento público, e o maior desafio continua sendo político.

Esperamos que os manuscritos possam contribuir para o registro da trajetória de 30 anos de luta no processo de construção do sistema de saúde brasileiro, servindo como material para a reflexão da sociedade e da academia e para a formação de novos sanitaristas e demais trabalhadores de saúde no País.

Jairnilson Silva Paim 1, José Gomes Temporão 2, Gerson Oliveira Penna 3, Nelson Rodrigues dos Santos 4, Luiz Felipe Pinto 5
Editores convidados

REFERÊNCIAS

1. Victora CG, Leal MC, Barreto ML, Schmidt MI, Monteiro CA, organizadores. Saúde no Brasil: a série The Lancet, 2011. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011.