Residência Médica

As melhores residências médicas em Cirurgia de Mão

As melhores residências médicas em Cirurgia de Mão

Compartilhar

Sendo imprescindível a formação de bons profissionais nessa complexa e necessária área da medicina, tem-se nesse texto o intuito de expor quais são as melhores residências em cirurgia de mão no Brasil.

A princípio, cabe ressaltar que no Brasil a quantidade de especialistas na área é insuficiente quando levado em consideração o tamanho populacional, tendo apenas 663 profissionais registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (2016). Nesse contexto, a residência oferece um programa de 2 anos com apenas 2 vagas anuais, tendo um total de 18 instituições credenciadas. Ademais, a realização dessa residência exige como pré-requisito residência em ortopedia e traumatologia ou cirurgia plástica. De acordo com a Federação Nacional dos Médicos, quando formado, o médico cirurgião de mão tem salário médio de R$ 11.675,00 proporcional à carga horaria de 20 horas de trabalho semanais.

Metodologia

Determinar a melhor residência em cirurgia de mão, é um trabalho árduo e minucioso. Neste momento, apontaremos as melhores com base na expertise dos especialistas entrevistados e critérios objetivos. Para escolher as residências médicas analisadas foram usados como critério o hospital de atuação dos residentes, o programa e os representantes do mesmo e a disponibilidade de tecnologias voltadas para a área, sendo selecionadas três das melhores residências do pais e dos dois estados mais avançados no quesito cirurgia de mão, São Paulo e Rio de Janeiro.

As três residências selecionadas são: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO/ RJ) DR. Anderson Vieira Monteiro; UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas (SP) Dr. Joao Carlos Nakamoto; Santa Casa de são Paulo (SP) Dr. Ivan Chakkour.

A respeitos dos hospitais, todos apresentam muitos anos de tradição e um corpo docente composto por excelentes mestres nas áreas de cirurgia de mão e microcirurgia. A UNICAMP apresenta um leque extenso de hospitais sob seu domínio, porém, o Hospital das Clínicas é foco na residência de cirurgia de mão. Além disso, oferece atendimentos pelo SUS, o que deixa a quantidade de casos e sua diversidade maior. Outro ponto positivo é o professor representante da residência, o Dr. Joao Carlos Nakamoto, um cirurgião referência na área com uma excelente formação e vasto conhecimento a respeito da área e suas competências, além de ser referência nacional em microcirurgia. A UNICAMP oferece equipamentos e materiais de última geração, principalmente a respeito da microcirurgia, que exige um aparato tecnológico complexo.

A Santa Casa de São Paulo por sua vez, é um hospital com 129 anos de tradição, uma ótima estrutura e cerca de 8000 atendimentos diários. Sendo assim, a amplitude de casos nos quais os residentes podem retirar aprendizado é extremamente grande, elevando a classificação da residência. O médico representante da residência é formado pela universidade do próprio hospital, além de mestre e doutor pela mesma instituição. Essa residência oferece o mais alto padrão de equipamentos cirúrgicos e é referência em microcirurgia, sendo capaz de resolver casos desde os mais simples até os mais complexos.

Por fim, o Instituto de traumatologia de ortopedia é a maior referência no estado do rio de janeiro no que tange a residência em cirurgia de mão e a microcirurgia. Nesse contexto, o hospital criado em 1973 possui mais de 70 mil metros quadrados e uma ótima estrutura. O programa é regido pelo Dr. Anderson Vieira Monteiro, mestre e doutor em cirurgias de mão, além de ser referência em pesquisas de microcirurgia e cirurgia de mão.

Todas as residências citadas acima seguem a mesma linha em seus programas, seguindo a resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) número 2. A resolução estabelece alguns critérios de carga horaria dos residentes, como o tempo em cirurgia, em pronto socorro e até mesmo em aulas teóricas. Além disso, estabelece certos conteúdos que o residente deve ter domínio antes de receber o título.

Conceito Da Sociedade Brasileira De Cirurgia De Mão

  De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conceitua a cirurgia de mão como uma cirurgia muito especializada que visa tratar doenças que causam dor e prejudicam a funcionalidade da mão, como uso da força e a flexibilidade do punho e dedos. A cirurgia visa, além disso, restaurar próximo do normal a função dos dedos e mãos prejudicadas por traumas ou anomalias congênitas ou adquiridas através de doenças.

A especialidade se destaca fortemente quando comparada com qualquer outra uma vez que seu intuito é restaurar a funcionalidade de um dos órgãos mais importantes do corpo humano, a mão.  Esse órgão exerces funções, como a manipulação de objetos, que nenhum outro faz e nem mesmo próteses da mais alta tecnologia são capazes de reproduzir com perfeição, além de conectar o homem ao mundo no qual ele vive atrás através do tato. Por esses motivos e outros, como a complexidade anatômica das mãos, necessita-se de ótimos cirurgiões habilitados na área.

Conclusão

Em nome da especialidade complexa e importante para a vida do paciente que a cirurgia de mão é, o conhecimento profundo da área por parte do médico é de extrema importância. Dessa forma, uma vez que um bom médico necessita de um bom local de aprendizado e de bons professores como pontos de partida para a criação de um vasto conhecimento, a escolha da residência médica ideal é primordial.

Sendo assim, seguindo os critérios hospitalares, programáticos e tecnológicos, torna-se possível classificar as residências. Contudo, não é possível eleger a melhor, uma vez que no país existem inúmeras e excelentes instituições com excelentes profissionais. Dessa forma, neste texto foram elencadas três das melhores.

Conforme opinião de profissionais especialistas na área, os programas de residência médica em cirurgia de mão estão disponíveis em poucas cidades no Brasil, mesmo existindo uma demanda crescente de pacientes nessa área de atuação. A concentração das vagas dos programas de residência médica em cirurgia de mão em poucas unidades da federação limitam a expansão dessa especialidade tão importante e necessária da medicina.

A escolha do médico onde realizar sua residência médica passa pela uma possível adaptação à cidade onde pretende realizar a residência médica e o programa de residência médica contemplar o tratamento de pacientes com doenças agudas e crônicas, incluindo lesões agudas traumáticas, cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e de reabilitação.

Autores, revisores e orientadores:

Autor: Bernardo Cunha Gondim- @becunhag

Revisora: Lóren Alvim Araújo – @loren.alvim

Orientador(a): Jefferson Lessa Soares de Macedo

Liga: Liga Médico-Acadêmica de Cirurgia Plástica do Distrito Federal – LIMACIP-DF – @limacipdf

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto

Gostou da postagem? Quer ter a sua liga postando no Sanarmed também? Clique no botão abaixo e participe!

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – https://www.cirurgiadamao.org.br/estatuto.php

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – http://www.rbcp.org.br/

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia –https://www.into.saude.gov.br/ensino/residencia/medica/757-residencia-medica-2020-2021

Ministério da Educação – http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32911

Associação Nacional dos Médicos Residentes – https://anmr.org.br/

Cirurgia da Mão – http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/cirurgia-da-mao/

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.