Ciclos da Medicina

Atléticas médicas: o que é, como funciona e as vantagens

Atléticas médicas: o que é, como funciona e as vantagens

Compartilhar

Quer saber tudo sobre atléticas médicas? Continue lendo este post.

Como o nome sugere, as associações atléticas são organizações (que têm um funcionamento parecido com uma empresa) possuindo cargos e funções muito bem definidas.

Os participantes de uma atlética encaram essa responsabilidade a sério, mesmo sem receber nenhuma remuneração em troca.

Quais são objetivos das atléticas médicas?

  • Promover esporte e entretenimento para a comunidade

– Melhora a saúde mental dos estudantes
– Cria uma rede de investimentos e possibilidades

  • Sensação de pertencimento

Rede de contato. É uma oportunidade de conhecer pessoas externas ao convívio de turma.

Como é estruturada uma atlética médica?

As atléticas, geralmente, possuem um corpo diretor/diretoria/comissão que adentra via processo seletivo ou eleição.

No caso da UFBA, Universidade Federal da Bahia, a gente faz processo seletivo, mas dificilmente alguém fica de fora. São realizadas reuniões semanais e cada diretoria se organiza independentemente para tocar suas ações.

Há o corpo administrativo (presidente, vice, secretaria, financeiro) e as diretorias específicas: vendas, esportes, eventos e comunicação.

Para organizar o nosso papo, eu vou dividir as ações em pilares:

  • ESPORTE
  • ENTRETENIMENTO
  • VENDAS

O que preciso saber sobre as ações das diretorias?

Esporte

Quando a gente fala do incentivo ao esporte que as atléticas proporcionam, devemos lembrar, antes, de um problema.

Sabemos da infeliz realidade que é a prevalência alta de problemas relacionados à saúde mental de médicos e estudantes de medicina. E um dos principais motivos é a alta cobrança, carga horária excessiva e diversos outros problemas que você que é estudante ou médico sabe muito bem.

Para um dia se alcançar o sucesso de ver um time brilhar numa destas competições organizadas pelas Atléticas, é preciso muito esforço e dedicação durante o dia a dia.

Elas estimulam os acadêmicos de medicina a treinarem modalidades esportivas regularmente. Viabilizando locais de treino, professores e material, muitas vezes sendo bancados pelos próprios alunos e também pela arrecadação que conseguem ao realizar algum evento festivo, entre outros.

Entretenimento

Trazendo o exemplo aqui da faculdade, muita gente desenvolve grande parte das suas ações em iniciação científica nas LIGAS (professores e alunos).

Como você já está num ambiente de discussão da especialidade, obviamente lá surgem sempre grandes perguntas de estudo e linhas de pesquisa.

Vendas

Como vocês podem ver, no início do vídeo eu pedi que fosse colocado o tanto de camisa que eu tenho da minha atlética, mas isso aí não é nem a metade do que eu tenho.

Mas o legal de tudo isso é que as atléticas geralmente têm uma diretoria de vendas, que cria, orça, acerta com fornecedor, precifica e distribui isso na faculdade.

Além de tingir o ambiente com aquela cor, quem participa desses processos leva consigo um aprendizado enorme sobre comércio, gestão, identidade visual e de marca. Além disso, todas essas atividades são um estímulo econômico.

Devo participar de atléticas médicas?

As Atléticas representam não só uma alternativa para questões de saúde do estudante de medicina e, consequentemente, para os médicos, mas também uma mudança de visão de como o Desporto Universitário é realizado no país.

Nos Estados Unidos, as Ligas Universitárias movimentam bilhões e bilhões de dólares anualmente, sendo uma das campeãs de audiência no país. A diferença se vê no rendimento olímpico e no rendimento acadêmico que este país sempre demonstra.

Vantagens de participar de atléticas

Habilidades gerais: em todas as atividades que você vai fazer, você aprende sobre hierarquia e trabalho em grupo. Segundo, quando eu falo de Atléticas, eu sempre penso no pertencimento

Habilidades relativas aos cargos: eu, por exemplo, fui diretor de comunicação, vice presidente e chefe do ambulatório que a minha liga estagiava, desenvolvi muito o senso de responsabilidade, melhorei como me portar diante dos pacientes e aprendi a lidar com o meio digital.

Esporte: te proporciona competir em alto padrão, competir = respeito, disciplina e planejamento. Descobrir novas modalidades e exemplo pessoal.

Networking: contatos com pessoas de outras turmas, professores, pessoas de outras faculdades.

Entretenimento: capacidade de gestão, precificação, comunicação, responsabilidade e planejamento financeiro.

Desvantagens das atléticas

Há poucas desvantagens de fazer uma Atlética, mas atente-se a isto:

  • É um trabalho muito burocrático
  • Não há um retorno “acadêmico”

Sugestões de conteúdo

Compartilhe com seus amigos: