Atividades Extra CurricularesCiclo Básico

Como Criar um Banner Científico para Eventos Médicos | Colunistas

Congressos, seminários, exposições… Dezenas de eventos ocorrem durante o ano e se você gosta da ideia de ter um bom currículo, em algum momento da sua vida acadêmica ou profissional, você terá que colocar a mão na massa e elaborar o seu próprio banner científico.
 

O que é um banner científico?

?Em primeiro lugar, é importante saber que o seu pôster científico não é simplesmente a sua “cola” durante a apresentação.  
Ele é a ferramenta que permite que você exponha a relevância da sua pesquisa da melhor forma possível e as informações ali contidas suscitaram novos tópicos de discussão entre a audiência.

Como destacar seu poster?

Portanto, buscando eliminar uma série de dúvidas para que o seu trabalho seja a estrela do evento, nós, do Carreira Médica, decidimos te ajudar na confecção do tão falado banner.

Pra começar, sugiro que você escolha um software que te forneça todas as ferramentas necessárias: o mais utilizado é o Microsoft Powerpoint. Se você não possui dimensões pré-estabelecidas pela organização do evento, o padrão é 90X120cm, e você pode ajustar o tamanho do documento no seu software.

Elementos básicos do banner científico

Os componentes presentes na maioria dos trabalhos são o cabeçalho, resumo, introdução, materiais e métodos, resultado, discussão, conclusão e referências. Para que a manipulação estética do documento seja facilitada, a adição de todo o conteúdo pode ser realizada através de caixas de texto.

O cabeçalho deve conter o título do trabalho, os nomes dos autores, a instituição de ensino/pesquisa, além do logotipo da instituição ao lado esquerdo. O autor principal pode ser identificado com um asterisco e em algumas situações é fundamental que o título acadêmico de cada autor esteja no rodapé do cabeçalho.

Recomenda-se fonte de tamanho 60 para o título principal e de tamanho 40 para os demais componentes do cabeçalho. Já os subtítulos (resumo, introdução…) devem aparecer em fonte de tamanho 50. O tamanho de fonte 40 também é recomendado para o corpo do texto de todo o banner. Cores sóbrias podem ser utilizadas no preenchimento da caixa de texto, destacando o título e subtítulos. É importante lembrar que as fontes padrão para qualquer trabalho acadêmico são Arial e Times New Roman, e isso vale também para os pôsteres.
É de extrema importância que o conteúdo de seu banner seja facilmente identificado, por isso seu resumo, o parágrafo único que fala brevemente sobre a sua pesquisa – deve apresentar palavras-chave.

Essas palavras-chave não devem ser escolhidas arbitrariamente, pois são padronizadas pela Biblioteca Virtual em Saúde no DeCs (Descritores em Ciências da Saúde).

Todas as imagens (escolha sabiamente!) que você colocar em seu banner devem ser bem identificadas (Ex. Tabela 1 – Número de funcionários do Carreira Médica por gênero). Essa descrição deve aparecer acima de cada imagem e, para que o leitor se oriente melhor, as imagens são preferencialmente citadas no texto.

Se você quiser que tudo fique bem padronizado e tiver optado pela utilização de gráficos, sirva-se de cores similares à cor previamente utilizada no banner. Evite também utilizar imagens de fundo no banner, para que a leitura não seja comprometida.

Conclusão

 Por fim, busque transmitir a essência de seu trabalho de forma concisa, clara e objetiva, procure uma gráfica de confiança para realizar a impressão e se prepare com antecedência para a apresentação. O Carreira Médica deseja bom trabalho e boa sorte a você!

Referências:
CORRÊA, Edison José. Iniciação à metodologia: textos científicos. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013. p. 106-111.
LORENZONI, Paulo José, et al. O pôster em encontros científicos. Revista Brasileira de Educação Médica, 31 (3): 304-309; 2007.
Manual Pôster Científico. Disponível em <http://postercientifico.com.br/site/?page_id=234>. Acesso em 26 de fevereiro de 2019.


Confira outras matérias:
A Solidão de Ser Médico
5 Startups Promissoras para o futuro da Medicina

, Como Criar um Banner Científico para Eventos Médicos | Colunistas
 

 
Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar