Dermatologia

Caso clínico: Dermatite Atópica

Caso clínico: Dermatite Atópica

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

Leia também nosso resumo completo sobre dermatite atópica!

Apresentação do caso clínico

A.B.C, paciente de 15 meses de idade, masculino em seguimento no ambulatório de pediatria geral com queixa de lesão em pele pruriginosa, prejudicando seu sono.

Paciente com vacinação atualizada, história prévia de dois episódios de sibilância, sem necessidade de internação. Mãe com antecedente de asma e pai com rinite alérgica.

Ao exame clínico, paciente com lesão eczematosa em face, em região malar, poupando maciço central, e em lesões eritematosas e pápulas eritematosas com algumas crostas em pescoço, sem lesão em região de fralda. Sem outras alterações no exame clínico.

Questões para orientar a discussão

  1. O que é dermatite atópica?
  2. Como costuma se apresentar?
  3. Como é feito o diagnóstico?
  4. Qual seria o tratamento mais indicado nesse caso?

Respostas

O que é dermatite atópica?

O eczema atópico é reconhecido como uma doença de base genética, com expressão variável e influenciada por factores ambientais.

É uma doença inflamatória da pele, de caráter pruriginosa, que ocorre com mais frequência em crianças, mas também afeta adultos.

O aspecto é de pele seca, prurido intenso e hiper reatividade cutânea a vários estímulos ambientais. 

Como costuma se apresentar?

A característica principal da doença é a pele seca com coceira constante, que pode provocar ferimentos pelo ato de coçar-se. Áreas secas em placas salientes ou com descamação, principalmente nas dobras da pele.

Em crianças e bebês, aparece geralmente no rosto, nos cotovelos ou nos joelhos e possivelmente em outras regiões do corpo.

Em crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos. São áreas mais secas, escuras e grossas e, em casos mais graves, pode acometer boa parte do corpo.

Como é feito o diagnóstico?

O médico realiza o diagnóstico de dermatite atópica baseando-se nas características próprias da erupção cutânea e, muitas vezes, através da informação da existência de alergias, febre do feno ou asma na família.

Qual seria o tratamento mais indicado nesse caso?

Devemos orientar os pais quanto a evitar banho ou lavagem excessivos, reduzindo o uso de sabão, usar água morna para se lavar ou tomar banho.

Também há orientação quanto a hidratação da pele e uso de anti-histamínico para controle do prurido.