Ciclo Clínico

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

A Oftalmopatia de Graves

A oftalmopatia de Graves é uma alteração orbitária decorrente do hipertiroidismo imunomediado, em que ocorre um proptose do globo ocular decorrente do aumento na espessura dos músculos oculares, principalmente o reto medial e o reto lateral. Tem como principais sintomas o lacrimejamento e/ou sensação de olho seco, retração ou leve edema em pálpebra superior e dor ou desconforto na parte posterior do globo ocular (“sensação de peso nos olhos”), podendo chegar ao extremo de causar diplopia.

História Clínica 

Paciente, sexo feminino, 47 anos.

Queixa principal: Proptose ocular há 1 ano.

História patológica pregressa: Paciente possui Doença de Graves, não sendo relatado se está em acompanhamento endocrinológico.

Paciente fazendo uso de Tapazol 30mg/dia e lubrificante ocular.

Exame Oftalmológico 

Acuidade visual c/c 20/30 em olho Direito e 20/40 em olho esquerdo com adição de + 2,50 visão para perto J1. Exame de refração + 4,25- 0,75 X170 olho direito e + 4,25- 1,25 X20. Ao exame biomicroscópico, proptose em ambos os olhos. Pressão Intraocular de 10mmHg, FO dentro da normalidade.

Conduta 

Realização de ultrassonografia ocular mostrando espessamento dos músculos mediais em ambos os olhos, achado compatível com a doença de Graves e justifica a proptose.

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | MedicinaCaso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | Medicina

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | Medicina

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | Medicina Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | Medicina

Caso Clínico de Oftalmopatia de Graves - Sanar | Medicina

Conclusão sobre o Caso Clinico de Oftalmopatia de Graves

A oftalmopatia de Graves é um achado clínico muito comum em pacientes que não possuem um quadro da doença mais prolongado, já que outros sintomas surgem antes dos oculares. A conduta oftalmológica adotava foi o encaminhamento para endocrinologista reavaliar o caso, realizando hemograma completo e dosagem sérica de metimazol. Lubrificantes podem ser receitados nos casos de sensação de olho seco. A involução do caso só é possível com o controle dos níveis de anticorpos da Doença de Graves.