Residência MédicaSem Categoria

Cirurgia plástica: necessidade ou modismo?

CIRURGIA PLÁSTICA: NECESSIDADE OU MODISMO?

O culto pelo padrão de beleza perfeita, leva à popularização das cirurgias plásticas pelo público feminino. Um padrão de beleza que é imposto desde a infância das meninas, por brinquedos como; a boneca Barbie: loira de cabelo liso, branca, alta, magérrima, cintura fina; e depois que a criança cresce e ainda continua sendo bombardeada a todo o momento pelos meios de comunicação, que traz uma beleza padronizada e de por modelos anoréxicas, altas, brancas, cabelos lisos, rosto e corpos perfeitos.

A população brasileira tem origem através de uma miscigenação de povos; os indígenas, africanos e europeus.Com essa miscigenação é difícil estabelecer somente um padrão de beleza. Muitas vezes as mulheres recorrem a cirurgia plástica por acharem que o seu busto é muito pequeno, ou o contrário, e isso é somente uma questão da genética a qual determinou o seu biótipo.

Mas a mulher não aceita esse biótipo, e acaba recorrendo a inúmeras cirurgias plásticas, que oferecem riscos a sua vida, sem contar a insatisfação, a baixo auto- estima, que vem do seu interior, elas se veem assim feias, fora dos padrões, quando na realidade, não temos esse padrão. Essa tem sido uma das causas, das inúmeras cirurgias plásticas, que colocam a vida dessa mulher em risco, e nem sem melhoram esse baixo autoestima.

O que é mais preocupante seria a taxa de a adolescentes querendo e sonhando por uma cirurgia plástica, algumas estão trocando a festa de debutante e viagens para a Disney, para ganharem de presente de aniversário a colocação de silicone nos seios.

De acordo com relatório emitido pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), o Brasil lidera o ranking dos procedimentos cirúrgicos para estética no mundo, seguido dos países os Estados Unidos, o México, a Alemanha e a Espanha. As cirurgias mais realizadas são: a colocação de próteses de silicones (aumento da mama), lipoaspiração, lipoescultura, rinoplastia, blefaroplastia, abdominoplastia, lifting de mama e o procedimento estético mais utilizado é a aplicação da toxina botulínica.

Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar