Outros

Como criar uma rotina de estudos para pós-graduação médica

Como criar uma rotina de estudos para pós-graduação médica

Compartilhar

A vida na medicina é muito corrida e organização é crucial para dar tempo de conciliar tudo. Criar uma rotina de estudos é muito importante, principalmente se você está cursando ou considera começar uma pós-graduação médica.

O mercado da medicina está cada vez mais competitivo e é preciso se destacar. A pós-graduação é um ótimo caminho, mas requer organização para criar uma rotina de estudos. O importante é não ficar parado ou se acomodar: nunca pare de estudar!

Uma boa opção é escolher formatos de cursos flexíveis, que se encaixem na sua rotina corrida. Essa é uma grande vantagem da pós-graduação médica.

Por onde começar a rotina de estudos?

É comum não saber por onde começar quando se trata de organizar o tempo e a agenda. Na hora de criar uma rotina de estudos, não é diferente. 

Comece sendo realista em relação a quanto tempo você tem disponível, como está estruturada a sua agenda, defina prioridades e veja seus horários de plantões e trabalho com a maior antecedência possível. 

Plantões e escalas

Sabemos que nem sempre é possível prever a rotina de trabalho com muita antecedência, então pense nisso na hora de montar sua rotina de estudos. Por exemplo, se você sabe sua escala no início de cada mês, monte uma rotina mensal e faça adaptações ao longo do tempo.

Uma grande vantagem da pós-graduação médica é a sua flexibilidade. Em meses que você der menos plantões, se esforce para dar conta de mais aulas e conteúdos.

Planejamento da rotina de estudos

Definido qual é o seu prazo para organizar a rotina de estudos, é hora de colocar em prática. Se possível, defina um dia por semana para se dedicar majoritariamente à sua pós-graduação. 

Os cursos de pós-graduação duram em média de 12 a 18 meses, então se programe para não acumular assunto, além de estar disponível para as aulas ao vivo e experiências práticas agendadas.

Entenda tudo que você precisa saber sobre pós-graduação em medicina!

Avalie seus horários e dias

De nada adianta se forçar a estudar em um sábado à noite se esse não é seu dia ou horário mais produtivo, por exemplo. Faça uma avaliação dos momentos em que você rende mais e se baseie nisso na hora de montar sua rotina de estudos.

Você prefere acordar mais cedo para estudar? Ir dormir mais tarde durante a semana para deixar os finais de semana livres? Você consegue estudar no conforto durante os intervalos no trabalho? Cada médico é diferente.

Aproveite a prática como revisão

Se em algum dos seus atendimentos você viu um caso que está no plano de matérias da sua pós-graduação, escolha esse assunto para estudar na semana. Assim, servirá como revisão e ficará fixado na sua mente com mais facilidade.

Estabeleça metas e objetivos para sua rotina de estudos

Estudar e atualizar seus conhecimentos têm diversas vantagens, isso é claro. Mas, qual é seu objetivo? Você quer mudar de área? Valorizar seu plantão? Definir objetivos a médio e longo prazo evita a sensação de desânimo e cansaço.

Entenda a importância de se diferenciar no mercado! 

Além dos objetivos, é importante estabelecer metas na rotina de estudos. Elas podem ser diárias, semanais ou mensais. Por exemplo: dar conta do módulo de síndrome metabólica em uma semana. Ou, estudar duas horas por dia, todos os dias.

Os objetivos serão definidos com base na sua visão geral de carreira e as metas devem ser pensadas de acordo com sua rotina de plantões e vida pessoal.

Evite a procrastinação

A rotina dos médicos já é muito corrida, se você procrastinar pode acabar não sobrando tempo para seus estudos! É difícil manter o foco e vencer o cansaço, mas tenha em mente seu objetivo principal.

Por que fazer uma pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação médica tem muitas vantagens, entre as principais, estão:

  • Conhecimento científico atualizado
  • Se destacar no mercado
  • Estudar de onde estiver e quando quiser
  • Contato direto com colegas e especialistas das áreas 
  • Não precisar parar de trabalhar enquanto faz o curso
  • Valorizar seus plantões, mudar de carreira e sair da linha de frente

Conheça mais sobre pós-graduação médica!

Como escolher uma pós-graduação médica

Escolha uma especialidade que você tenha afinidade e preze por instituições renomadas. Analise o quadro de professores, bem como a grade curricular.

A pós-graduação médica da Sanar tem cursos híbridos: EAD + experiências práticas, além dos melhores professores do Brasil. Tudo isso com aulas baseadas em casos clínicos e em uma plataforma interativa.

Conheça nossos cursos!

Compartilhe com seus amigos: