Residência Médica

Como funciona a prova prática do Revalida (INEP)?

Como funciona a prova prática do Revalida (INEP)?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Revalida

Após a primeira etapa do Revalida que é de caráter eliminatório o INEP fará uma segunda etapa com uma prova de habilidades ou prática. Embora ainda não tenha saído o edital específico, nos baseamos na edição anterior para fazer esse post. Em geral as provas práticas tem dois modelos.

Prova de habilidades práticas

Como funciona?

É um sistema de estações (geralmente 5) na qual em cada uma delas você vai entrar e resolver um caso clínico ou situação problema (tempo de 10-12 minutos em geral). As disciplinas cobradas são as 5 matérias médicas principais: ginecologia e obstetrícia, clínica médica, pediatria, cirurgia e medicina preventiva / saúde pública. O edital fala em 1 estação, mas ninguém ainda sabe ao certo como será.

Veja o exemplo de um checklist anterior.

Prova Revalida INEP

Fonte: INEP 2017.

Algumas provas vão ter avaliadores e bonecos / modelos ou eventualmente atores para você interagir. Tente sempre seguir o passo a passo recomendado e não tem espaço para perguntar ao examinador (que em geral não é médico e está ali apenas para avaliar e não para te ajudar). Em geral fique atento(a) a cena, todos os objetos que estão lá podem e devem ser usados. Nada de pular etapas, haja como se fosse um atendimento normal, seja empático, explique os procedimentos que está fazendo e faça a anamnese e exame físico como faria num cenário real.

Veja um exemplo:

Exemplo de prova prática Revalida INEP

Toda a avaliação é feita com base em um checklist e temos dicas importantes para você arrasar em cada uma das estações.

Dicas para a provas práticas

Como faço para me preparar?

A preparação pode ser feita sozinho(a) o que exige mais planejamento e organização. Tentar reunir os checklists para ver o que mais caí ajuda bastante. Se você teve um internato sólido e aprendeu todos os temas vai ser mais fácil.

Cursos preparatórios para prova prática do Revalida

Presencial

São muito caros, o CPMED por exemplo chega custar mais de 7 mil reais por 2 dias de curso. Será que vale a pena? Estes simulam as estações práticas e você vai sentir o frio na barriga, mas usam bonecos e simuladores caros que nem as universidades tem, ou seja, fogem da realidade do que vai ser na prova. As provas aplicadas pelas universidades públicas e tentam simular com poucos recursos alguns procedimentos e técnicas, ou seja não é nada mega elaborado e custoso, o objetivo é ver se você tem sistematizado atendimentos comuns como trauma, abdome agudo, paracentese, situações no dia-a-dia de um médico generalista.

OnLine

Além de fazer uma preparação mais alongada, ou seja você ir estudando junto com a parte teórica, o que pode ajudar bastante a consolidar teoria e prática, serve para você ir treinando em casa e não somente uma vez como nos cursos on-line. Para ter a sensação de errar você pode marcar com amigos e praticar, isso ajuda a tirar o medo antes da prova. Além disso você irá treinar mutio mais estações e check-lists. Por isso a sanar fez um preparatório especial para você com tudo isso, que você possa arrasar nas provas que tem 2ª fase.

Dicas:

O Revalida é um exame focado na Atenção Primária à Saúde (APS), ou seja, é um exame teórico prático que reconhece e prepara os médicos formados fora do Brasil para atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Então é preciso ficar ligado(a) nos temas mais frequentes como: hipertensão, diabetes, pre-natal, calendário vacinal, puericultura etc..

A prova prática do Revalida acontece em dois dias geralmente em um final de semana.

Tenha contato com situações reais da prova. Tente treinar em casa, com amigos, fazer grupos de estudo para simular a prova no dia e aliviar ansiedade

Atenção ao comportamento e postura. Haja como médico(a) como se fosse real. De 20 a 30% do checklist do avaliador contém questões relacionados ao comportamento do aluno no momento da execução. Ações como: cumprimentar o paciente, a forma como interage, a linguagem corporal durante o atendimento e a empatia na relação médico paciente são levados, e muito, em consideração.

Ter checklists e professores das melhores instituições fazem a diferença. Quando o INEP for preparar a prova vai consultar as instituições que mais tem experiência em fazer: USP, UNIFESP, UNICAMP que já fazem provas de residência em formato semelhante. Por isso cursos preparatório que já conhecem essa realidade levam vantagem. A Sanar por ter professores experientes acha que não há muito como fugir dos modelos anteriores que já estão consolidados.

Por isso temos um preparatório que pode ajudar muito você nesta etapa: Saiba mais.

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos: