Colunistas

COVID-19: Como funciona o rastreamento de contato? | Colunistas

COVID-19: Como funciona o rastreamento de contato? | Colunistas

Compartilhar

Joice da Silva

2 min204 days ago

Vamos entender um pouco como funciona o rastreamento de contato de COVID-19!

Recentemente você deve ter ouvido diversos meios de comunicação falarem sobre casos suspeitos e monitorados de coronavírus.

Depois da confirmação do primeiro caso de infecção por COVID-19 em uma região, diversas medidas são tomadas para encontrar possíveis casos adicionais que tiveram contato com o paciente infectado e prevenir a disseminação. 

Essas medidas incluem:

– Busca ativa de casos;

– Investigação completa de casos e surtos;

– Formação de uma equipe multiprofissional para investigação do surto.

Passo a passo do rastreamento:

1. Identificar os contatos do paciente infectado:

  • Deve ser registrado os nomes das pessoas que tiveram contato com o paciente infectado: contato, data da primeira e última exposição ou data de contato com o caso provável ou confirmado. Esses pacientes devem ser acompanhados pela Vigilância Epidemiológica ou equipe de saúde por 14 dias. Caso durante esse período o paciente não apresente sintomas, o acompanhamento é encerrado. Porém, se apresentar os sintomas para COVID-19, o paciente deve ser testado para a doença, isolado e, se o teste for positivo, todos os seus contatos devem passar pelo acompanhamento por 14 dias (figura 1).
Figura 1: Caso confirmado na comunidade | Fonte: AVASUS, 2020.

Quando se trata dos profissionais da saúde que tiveram contato com um caso confirmado, sem a proteção correta, todos da equipe devem ser testados para a infecção após os 14 dias de monitoramento, mesmo que não apresentem sintomas. Já os outros contatos do paciente infectado dentro do serviço de saúde devem ser acompanhados também por 14 dias e testados se apresentarem sintomas (figura 2).

Figura 2: Caso identificado em um estabelecimento de saúde. | Fonte: AVASUS, 2020.

Autora: Joice da Silva, Estudante de Medicina

Instagram: @joice.ssilvaa

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.