Medicina do Esporte

Como o médico do esporte aborda um paciente com sacroileíte?

Como o médico do esporte aborda um paciente com sacroileíte?

Compartilhar
Imagem de perfil de Dr. Luiz Mourão

Confira no artigo do Dr. Luiz Mourão tudo que um médico precisa saber sobre sacroileíte, a inflamação da articulação sacroilíaca!

Uma das possíveis causas de episódios de dores nas costas ou no quadril de atletas é a sacroileíte. A sacroileíte consiste na disfunção na articulação entre o sacro e o ílio, cujas causas podem esta relacionada ao processo inflamatório imunológico ou por sobrecargas ao nível da coluna lombar, como por exemplo durante as gestações devido ao alongamento forçado na articulação sacroilíaca.

Além disso, acidentes, traumas e desgaste ao longo dos anos podem levar ao desenvolvimento de alterações degenerativas na articulação relacionadas à osteoartrose.

Quais são os principais sinais e sintomas da sacroileíte?

O paciente com sacroileíte costuma ter queixa de dor lombar ou dor na região das nádegas que podem ser reproduzidas também nas pernas (coxas, panturrilhas ou região inguinal). 

Geralmente, é uma dor aguda em pontada com maior tendência de ser unilateral na pelve ou região lombar e cóccix. Pode piorar, também, ao realizar mudança de direção ou quando permanece em uma posição por muito tempo.

Alguns movimentos corriqueiros do nosso dia a dia podem ser afetados por problemas nas articulação sacroilíaca:

  • Subir e descer escada;
  • Movimentar-se após um tempo parado (levantar da cama, por exemplo);
  • Caminhar ou correr;
  • Carregar um objeto mais pesado.

Como a sacroileíte pode afetar o rendimento no esporte?

Quando pensamos em atletas de alta performance, é possível acontecerem situações que comprometam o desempenho nos treinos e competições. 

Quedas de repetição em um dos lados do quadril, hipermobilidade do quadril, desequilíbrios musculares e carga elevada de treinamentos podem comprometer o desempenho esportivo e estarem relacionadas com o surgimento de sacroileíte.

Como é feito o diagnóstico de sacroileíte?

O diagnóstico de sacroileíte é difícil na prática do Médico do Esporte, justamente pela gama de possibilidades de sintomas que podem se confundir no momento da anamnese. 

No exame físico, através de manobras específicas é possível direcionar melhor a possibilidade de sacroileíte e a realização de exames de imagem são importantes para fechar o diagnóstico. Entre eles: 

  • Radiografias,
  • Tomografias,
  • Ressonâncias magnéticas. 

Como funciona o tratamento para sacroileíte? 

Uma primeira conduta geralmente está relacionada com a redução da carga de treinamento. Inclusive, não é incomum interromper os treinos por um período de tempo até que a dor esteja controlada.

O tratamento medicamentoso com analgésicos e anti-inflamatórios costuma ser necessário no momento inicial. Além disso, uma boa fisioterapia é indispensável para o sucesso no tratamento.

Uma primeira conduta geralmente está relacionada com a redução da carga de treinamento. Inclusive, não é incomum interromper os treinos por um período de tempo até que a dor esteja controlada.

O tratamento medicamentoso com analgésicos e anti-inflamatórios costuma ser necessário no momento inicial. Além disso, uma boa fisioterapia é indispensável para o sucesso no tratamento. 

Possíveis tratamentos

Algumas frentes de atuação são importantes para o tratamento:

  •  Biomecânica do gesto esportivo (corrida, bike, natação);
  •  Exercício de fortalecimento, principalmente de core;
  •  Exercícios de alongamento e flexibilidade para músculos envolvidos na região acometida, como flexores de quadril e musculatura lombar;
  • Terapia manual para liberação miofascial e mobilização articular.

Há a possibilidade de tratamentos intervencionistas, como infiltrações. Mas, são opções para casos refratários ou com indicações específicas devido às doenças associadas, principalmente de cunho reumatológico.

Qual o diferencial da abordagem do Médico do Esporte?

Aqui é um dos pontos principais da questão. O Médico do Esporte não busca apenas tratar a sacroileíte, mas busca, também, entender o porquê isso aconteceu. Essa é a grande diferença em tratar a causa do problema e não apenas a sua consequência. 

Nesse contexto, uma avaliação multidisciplinar com fisioterapeuta, educador físico e biomecânico são importantes para entender se existe algo no gesto esportivo do paciente que tenha relação com o surgimento da sacroileíte. 

Por vezes, será importante realizar um teste de pisada, avaliação biomecânica e funcional para elucidar eventuais desequilíbrios musculares e poder traçar a melhor conduta para que novas crises de sacroileíte não aconteçam no futuro. 

O objetivo principal é o paciente conseguir manter os seus hábitos de vida saudável e praticar o exercício que gosta sem dor.

Sugestão de leitura complementar

Confira outros artigos do Dr. Luiz Mourão, que é coordenador da pós graduação em medicina do Esporte da Sanar, e continue se aprofundando sobre prática médica:

Veja também:

Referências do artigo

Peebles R, Jonas CE. Sacroiliac Joint Dysfunction in the Athlete: Diagnosis and Management. Curr Sports Med Rep. 2017 Sep/Oct;16(5):336-342. doi: 10.1249/JSR.0000000000000410. PMID: 28902756.

Baronio M, Sadia H, Paolacci S, Prestamburgo D, Miotti D, Guardamagna VA, Natalini G, Bertelli M. Etiopathogenesis of sacroiliitis: implications for assessment and management. Korean J Pain. 2020 Oct 1;33(4):294-304. doi: 10.3344/kjp.2020.33.4.294. PMID: 32989194; PMCID: PMC7532300.

Buchanan BK, Varacallo M. Sacroiliitis. 2022 Sep 4. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 28846269.