Residência Médica

Como são as questões sobre abdome agudo nas provas?

Como são as questões sobre abdome agudo nas provas?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Revalida

Abdome agudo é tema recorrente nas provas!

Quer ser aprovado(a) na primeira etapa do Revalida ou na residência médica? Se sim, você precisa se preparar para responder questões sobre os temas mais cobrados na prova teórica. Uma desses temas é abdome agudo.

O que é abdome agudo?

O abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal. Ela não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas.

A síndrome precisa de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, seja ela cirúrgica ou não. É importante dizer que o diagnóstico varia conforme sexo e idade do paciente.

Como se preparar para responder uma questão de abdome agudo?

É importante saber o que é, quais as causas e tipos, qual o quadro clínico, como diagnosticar e tratar o abdome agudo.

Com relação a classificação, ela acontece de acordo com o processo desencadeante da síndrome. Pode ser: obstrutivo, perfurativo, vascular/isquêmico, inflamatório.

Clique aqui e confira o nosso conteúdo completo sobre a síndrome

Como o abdome agudo perfurativo é cobrado nas provas?

Em uma aula da Sanar Residência Médica, o professor e Dr. Frederico Cantarino explicou tudo que o estudante precisa para acertar questões envolvendo abdome agudo na prova.

Na aula, ele começou respondendo uma questão de uma prova do Revalida para 2014 e comentando as alternativas até definir a responda ideal para a conduta adequada no atendimento de uma dor abdominal súbita.

Depois, o professor aproveitou para revisar os desdobramentos mais importantes deste tema.

O abdome agudo perfurativo, por definição, é aquele que vem de uma perfuração livre, de uma víscera oca, dando um contexto de contaminação difusa da cavidade abdominal com suco digestivo, um quadro gravíssimo do ponto de vista séptico.

Do ponto de vista clínico, o paciente vai manifestar uma dor abdominal que ela é intensa e cuja instalação é súbita. Não é uma dor que começa levinho e depois vai aumentando sua intensidade. Ela já se inicia francamente intensa.

Aula completa de revisão de abdome agudo para mandar bem nas provas

Quer saber tudo que rolou na revisão com o Dr. Frederico? Assista a aula completa agora

Sugestão de conteúdo complementar