Residência Médica

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o Enare

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o Enare

Compartilhar

Tem dúvidas sobre o Enare? Você está no lugar certo.

O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado, direcionado para a distribuição de vagas de Residência Médica, multi e uniprofissional por diversas regiões do Brasil.

A expectativa é que o exame democratize o acesso às vagas de residência e reduza os gastos com inscrições e viagens. Além disso, o Enare representará economia nos recursos públicos, pois uma das propostas inclui reduzir a ociosidade de vagas, em especial, nas regiões mais vulneráveis.

Atualmente, o processo seletivo, que é composto por duas etapas, já abrange mais de 80 instituições pelo país. Vale ressaltar que as inscrições para o Enare 2021/22 ofertará 2.379 vagas para residência médica e já está com inscrições abertas (clique aqui para saber mais).

Como a tendência é que o exame aumente cada vez mais a quantidade de instituições participantes, é importante que você fique por dentro de todos os detalhes do Enare, a prova que vai revolucionar a residência médica. Por isso, nesta postagem a gente responde as dúvidas mais comuns sobre o Enare. Confira:

As vagas pro ENARE tendem a aumentar em 2022?

Hoje, o Ministério da Saúde financia a formação de 14.188 residentes médicos. No exame de 2021/22, somente 2.379 vagas estão sendo contempladas. Portanto, é fato o interesse do ministério em expandir o ENARE para as suas 14 mil vagas.

A expansão do exame possibilitará que candidatos tenham acesso a um maior número de vagas. Por outro lado, as instituições também terão acesso a um maior número de candidatos.

Quem é a banca que faz o ENARE? Quais provas são parecidas? Quais fazer para treinar?

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos, realiza o ENARE 2021/2022. A AOCP é a banca que realiza a maioria das provas da EBSERH e tem o estilo de prova muito parecido com a VUNESP.

Questões diretas, pedindo a conduta, e sem muitos rodeios, é o estilo da banca. Se tem algo que o AOCP sabe fazer é não se envolver em questões polêmicas. Portanto, esperamos uma prova simples e preto no branco.

Posso participar como treineiro?

Poder você pode. Você só vai ser excluído da seleção. O momento da sua exclusão não fica claro. Mas provavelmente você poderá fazer a prova, mas não a sua pontuação divulgada.

O Enare 2021/2022 é exclusivo para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/02/2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como médicos não habilitados.

Posso escolher mais de uma especialidade?

Não. Você pode escolher somente 1 especialidade. Ela deve ser escolhida no ato da sua inscrição. No futuro, o edital deixa margem que os candidatos poderão escolher mais de uma especialidade. Isso deve ocorrer já que uma das funções do ENARE e diminuir a ociosidade das vagas de Residência, algo que já ocorre em países como a Alemanha e o Reino Unido.


Quais instituições vão participar? E quantas vagas são?

São mais de 80 instituições. Grande nomes estarão dentro, como as federais de São Carlos, Alagoas, do Piauí, Sergipe, Maranhão, Juiz de Fora, a Universidade de Brasília, a UFF. E sem falar que boa parte das instituições do Rio de Janeiro farão seus processos seletivos pelo Enare. São 2379 vagas para Residência Médica e tudo isso por R$ 270. Uma única inscrição.

Existe reserva de vaga para pessoas com deficiências?


Serão reservadas 10% das vagas ofertadas para ingresso nos Programas de Residência do Enare, com 5 ou mais vagas para candidatos qualificados como Pessoa com Deficiência (PcD).

  • 0 vaga reservada para o Programa que oferta de 1 a 4 vagas
  • 1 (uma) vaga reservada para o Programa que oferta de 5 a 10 vagas
  • 2 (duas) vagas reservadas para Programas que ofertam de 11 a 20 vagas, e assim sucessivamente.

Para concorrer às vagas o candidato deverá preencher o formulário e anexar o laudo médico. Na hipótese de não haver candidatos com deficiência aprovados em número suficiente para que sejam ocupadas as vagas a eles reservadas, as vagas remanescentes serão reservadas para a ampla concorrência e preenchidas pelos demais candidatos aprovados.

Tem pontuação adicional?

10% , para:

  • Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) a partir de 2012 (um ano de participação), ou
  • Programas de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015.

    É preciso ter certificado de conclusão de 2 anos de PRMGFC ou declaração emitida pela instituição que indique que os 02 anos de PRMGFC tem previsão de término até 28/02/2022).
  • Ação estratégica O Brasil Conta Comigo. Atenção. O candidato precisa ter até o término do período de inscrição, seu nome publicado em lista atualizada no site do Ministério da Educação. Somente assim estará apto a requerer a utilização da pontuação adicional .

Como é prova? Tem só múltipla escolha? E tem 2a fase?

O Enare 2021/2022 será realizado em 1 fase, com 2 etapas. A primeira etapa é do exame escrito objetivo que terá peso de 90 pontos. A segunda etapa é obrigatória e de caráter eliminatório e classificatório, e será a Análise Curricular, que valerá 10 pontos.

A prova objetiva terá 100 questões, sendo 20 itens relacionados às competências de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social. Isso para o acesso direto.

Nos Programas de Residência Médica com Pré-requisito e dos Programas de Residência Médica Ano Adicional/Área de Atuação serão 80 questões objetivas. Cada questão terá o valor de 1,25 ponto, totalizando o máximo de 100,0 pontos.

No final das contas a prova objetiva para o R1 ou para o R+ valerá 100 pontos e constituirá 90% da nota. Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos de todos os programas alcançarem no mínimo 50 pontos nos respectivos exames da 1ª etapa.

Onde e como vai ser aplicada a prova?


Será aplicada em 50 cidades e você deve escolher logo na inscrição. Não poderá mudar. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões desde que permaneça na sala até o final do período de 4 horas.

E a análise curricular? Como funciona?

Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos de todos os programas alcançarem no mínimo 50 pontos nos respectivos exames da 1ª etapa. Você precisa enviar os documentos do currículo no ato da inscrição e não depois. Somente serão aceitos documentos apresentados em papel com timbre do órgão emissor e respectivos registros, devendo constar todos os dados necessários à identificação das instituições, dos órgãos expedidores e à perfeita avaliação do documento. Não precisa autenticar ok?

Como montar o currículo? O que conta pra garantir os 100 pontos?

O item histórico escolar é o que pontua mais: 40 pontos, pra quem tiver 50% de menção A ou SS, ou nota 9 a 10 ou 90 a 100. As outras atividades somam juntas 60 pontos. Vale destacar são aceitos:

  • Até 3 Programas ou projetos de Extensão com no mínimo 30 horas na atividade
  • Até 3 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais
  • Máximo de 1 Estágio extracurricular cursado, em regime de plantão, com no mínimo 12 h/semana (≥ 6 meses) em serviços ligados a Faculdade
  • Máximo de 2 monitorias com processo seletivo
  • Até 3 programas de iniciação científico
  • Máximo de 2 monitorias voluntárias
  • Até 2 trabalhos publicados
  • Até 2 ligas ou até 5 anos de representação estudantil em órgão colegiado.

Quando escolher onde cursar a Especialidade da Residência Médica?


Será considerado aprovado no Enare o candidato que obtiver a pontuação mínima exigida para aprovação. Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do PROVAB/RM em MFC/BRASIL conta COMIGO).

Se der empate, quem obtiver maior pontuação no exame escrito (objetivo) terá preferência. Após o Cálculo da Nota Final, o candidato deverá, escolher para qual instituição deseja participar do Programa de Residência.

A escolha para admissão se dará em duas oportunidades. Na primeira oportunidade, o candidato poderá escolher até 2 instituições que possuem vaga para o programa de residência escolhido no ato da inscrição do Enare.

Na segunda oportunidade, apenas os candidatos não classificados dentro das vagas disponíveis na primeira oportunidade poderão realizar novamente as escolhas.

A lista de escolhas e classificações dos candidatos por especialidade e instituição será atualizada diariamente, às 0h.

Vai ficar mais difícil entrar na Residência Médica?


Não. Vai ficar mais fácil entrar na residência. Me diga qual outro concurso que você consegue ter 2 chances de entrar na sua vaga e pode escolher qualquer região do país. Isso sim é a democratização do acesso a saúde e educação médica.

Como passar definitivamente no ENARE?

E aqui na Sanar, a gente acredita tanto na democratização do ensino médico, que nós criamos um curso 100% voltado para o ENARE. Para passar, você precisa estar focado nessa prova. Iremos te ensinar tudo o que você precisa sobre medicina. Esse é o nosso pilar. E iremos lapidar seu conhecimento em direção ao ENARE, com aulas especiais, questões comentadas, simulados exclusivos e direcionamento específico. Sua aprovação no ENARE começa agora, com o Extensivo Plus ENARE 2022.

Posts relacionados

Compartilhe com seus amigos: