Ciclo ClínicoObstetrícia

DESAFIO | Consulta dia 24/12

M.M.S, feminino, 20 anos, 30 semanas de gestação, casada, G2P1A0 moradora de zona rural chega ao ambulatório de ginecologia da universidade para acompanhamento pré natal. A paciente relata estar muito feliz, pois com a implantação do ambulatório finalmente conseguiu fazer a marcação de uma consulta pré natal, o que não foi possível na sua primeira gestação. Sexarca aos 16 anos, tendo tido relações sexuais apenas com um parceiro ao longo da vida. Você como bom discente de medicina faz toda consulta, não notando nenhuma anormalidade, ao passar as orientações contudo fica com duvida a respeito das sorologias que deve solicitar…

  1. Quais são as sorologias recomendadas para cada trimestre de gestação?
  2. Se a sorologia para hepatite B revelar HBsAg materno positivo, qual a conduta a ser adotada para a prevenção de Hepatite B no RN?
  3. Quais são as vacinas que toda gestante deve tomar na gestação, independentemente da situação sorológica? Qual delas deve ser tomada a partir da 20º semana de gestação e por que?
  4. Caso essa gestante relate ter perdido o cartão de vacinação e não saiba dizer sobre imunizações prévias, qual será a orientação de vacinas na gestação?
  5. Qual a conduta deve ser tomada caso a sorologia para toxoplasmose evidencie infecção aguda nesse momento da gestação ?

Respostas

  1. As sorologias a serem pedidas na primeira consulta são:
  • VDRL
  • sorologia anti- HIV
  • sorologia toxoplasmose

            Na 28 semana solicta-se

  • VDRL
  • sorologia anti HIV
  • toxoplasmose se susceptível

            na trigésima semana

  • VDRL
  • anti HIV

No parto ainda solicita-se o VDRL

  1. Mãe portadora de Hepatite B (HBsAg positivo), a conduta para prevenir contaminação do rn é vacinação da criança para hepatite B ao nascer, associado à imunoglobulina específica contra hepatite B (HBIG).
  2. Influenza e DTPa. A DTPa que deve ser tomada a partir da 20° semana de gestação e o motivo para realizarmos a DTPa nesse momento é reduzir a incidência de Coqueluxe no neonato, até que se complete o esquema vacinal deste.
  3. Se imunizar com a vacina para Influenza, completar o esquema para tétano, com duas dT e depois uma DTPa. A gestante deverá ainda tomar a vacina da Hepatite B se o anti-Hbs for negativo.

Referencias

  1. CORRÊA, Mario Dias. Noções Práticas de Obstetrícia. 14ª ed. Coopmed, 2011.
  2. Sociedade Brasileira de Imunizações [homepage na Internet]. [acesso em 22/05/2019]. Família SBIm. Disponível em: https://familia.sbim.org.br
  3. Sociedade Brasileira de Imunizações [homepage na internet]. Calendário de  Vacinação Gestantes. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: www.sbim.org.br/calendario-gestantes Brasil.
  4.  Ministério da Saúde [homepage na internet]. Calendário Nacional de  Vacinação. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao Brasil.
  5. Ministério da Saúde [homepage na internet]. Saúde de A a Z:  Influenza. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/influenza Brasil.
  6. Ministério da Saúde [homepage na internet]. Saúde de A a Z:  Coqueluche. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/coqueluche Brasil.
  7.  Ministério da Saúde [homepage na internet]. Saúde de A a Z: Tétano  Neonatal. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tetano-neonatal Brasil. Ministério da Saúde [homepage na internet]. Saúde de A a Z:Hepatite B. [acesso em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.saude.
  8. gov.br/saude-de-a-z/hepatite-b Brasil.
  9.  Ministério da Saúde [homepage na internet]. Saúde para você: PréNatal e Parto. [acesso em em 22/05/2019]. Disponível em: http://portalms.
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar