InternatoResidência Médica

Contabilidade para médicos: saiba tudo aqui!

Você já ouviu falar em contabilidade para médicos? E sabe o que é e como funciona?

Se você pretende atuar como Pessoa Jurídica muito provavelmente você vai precisar de uma contabilidade, nem que seja apenas no início!

Vamos te explicar tudo que você precisa saber! O que é uma contabilidade, a importância dela e quando contratar!

O que é contabilidade para médicos?

Como qualquer outra contabilidade, a contabilidade para médicos é uma empresa que irá te auxiliar, como pessoa física ou como pessoa jurídica, a realizar todos os trâmites fiscais que necessários para você se manter dentro da legislação vigente no nosso país.

Por via de regra, a empresa de contabilidade vai cuidar de toda a parte burocrática da sua PJ. Vamos listar aqui alguns exemplos do que a contabilidade tem a responsabilidade de cuidar para seus clientes:

  • Todas as Obrigações Legais com Receita Federal e Prefeitura;
  • Cálculo dos impostos;
  • Emissão de Guia de impostos;
  • Obrigações Acessórias Obrigatórias;
  • Envio do Imposto de Renda da Empresa anual;
  • Relatórios contábeis;
  • Elaboração e conferência da DMED;

Qual a importância da contabilidade?

Você pode fazer a sua contabilidade sozinho? Claro que sim, nada te impede de cuidar da parte contábil da sua empresa!

Agora é importante saber desde já que isso vai consumir um tempinho todo mês, em média umas 8h, tirando o tempo de aprendizado, claro!

Então é bom colocar na ponta do lápis para ver o que vale mais a pena: utilizar esse tempo trabalhar e contratar um contador ou uma empresa de contabilidade para te auxiliar ou aprender e cuidar da sua contabilidade por conta própria!

Vale lembrar que é essencial que a tributação da sua empresa esteja toda em dia e calculada corretamente e, a grande maioria das vezes, uma empresa especializada nesse serviço vai te dar essa garantia! Fazendo com que você evite dores de cabeça futuramente 🙂

Qual o melhor momento para contratar uma contabilidade?

O momento que você mais vai precisar de um suporte será no início da sua carreira. Tudo é muito novo, a responsabilidade aumenta e o tempo fica apertado também!

Assim que os médicos saem da faculdade é comum quererem fazer muitos plantões para conseguir juntar um dinheiro, ao mesmo tempo, muitos estão estudando para as provas de residência… Ou seja, a carga horária de trabalho e estudo é bem alta!

Pensando nisso, se fosse para definir um bom momento para contratar essa ajuda, seria assim que você sair da faculdade!

Claro que nada impede que você saia da faculdade e faça a sua contabilidade sozinho, porém é bom saber que existem muitas opções entre contadores e empresas de contabilidade para te dar um suporte neste momento!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar