Coronavírus

Aceleração descontrolada da Covid-19: Estados estão em alerta

Aceleração descontrolada da Covid-19: Estados estão em alerta

Compartilhar

Sanar Saúde

4 minhá 402 dias

O último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde coloca quatro estados e o Distrito Federal em alerta para a fase de aceleração descontrolada do novo coronavírus. O alerta leva em conta o Coeficiente de Incidência Nacional, que está em 4,3 por 100 mil habitantes.

Os dados que embasam o boletim são referentes ao dia 03 de abril de 2020, quando Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas apresentaram coeficiente bem acima da média nacional. Abaixo você encontra detalhes da situação epidemiológica de cada uma dessas unidades da federação.

Incidência de covid-19 nos estados

Distrito Federal

A incidência média é a maior entre o grupo, com 13,2 por 100 mil habitantes. Apesar disso, a capital federal tem a menor taxa de letalidade no país, com 1,2% (mesmo percentual do Maranhão). Até dia 03 de abril, foram registrados 402 casos confirmados e 5 óbitos;

São Paulo

A segunda maior incidência do país é do estado, com 9,7 para cada 100 mil habitantes. São Paulo, por outro lado, é o estado com maior número de casos confirmados de covid-19, com 4.048 diagnósticos da doença e 219 mortes. Apesar dos números absolutos, a taxa de letalidade de São Paulo é de 5,4% e não chega à quinta maior do país. O “top 5” está entre Piauí (19%), Rondônia (10%), Alagoas (9,1%), Sergipe (8%) e Pernambuco (7,4%);

Ceará

O estado nordestino tem incidência média de 6,8 por 100 mil habitantes, com 627 casos confirmados da doença. Vinte e duas pessoas morreram no Ceará por causa da covid-19, o que deixa a taxa de letalidade em 3,5%. Esse é o quinto maior índice da região nordeste, e o oitavo em todo o país;

Rio de Janeiro

A taxa de incidência do novo coronavírus é 6,2 por 100 mil habitantes, com 1.074 casos confirmados de coronavírus. Até 03 de abril, os 47 óbitos decorrentes da covid-19 colocam a taxa de letalidade em 4,4%, a segunda maior da região;

Amazonas

O estado não está entre aqueles com mais casos confirmados, no entanto, 260 casos de coronavírus colocam a taxa de incidência em 6,2 por 100 mil habitantes. A letalidade no estado é de 2,7%, com 7 mortes registradas até 03 de abril.

O que é coeficiente de incidência

O coeficiente de incidência é o indicador utilizado para que autoridades sanitárias acompanhem a manifestação de uma determinada doença. Também chamada de taxa de incidência, é calculada pela divisão de número de novos casos da doença pelo número de pessoas em risco naquele referido lugar. Isso explica porque, apesar do baixo percentual de letalidade, unidades como o Distrito Federal têm elevada taxa de incidência.

Duas interpretações são possíveis para a taxa de incidência. Na interpretação matemática, a taxa de incidência corresponde à probabilidade de um indivíduo membro da população em risco ser afetado pela doença num tempo determinado.

Já a interpretação epidemiológica da taxa de incidência permite que se calcule a probabilidade de ocorrer uma mudança de estado num determinado tempo. Por exemplo, estar saudável e adoecer ou estar vivo e morrer. É o que epidemiologicamente chama-se de “risco“.

Matérias relacionadas:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.