Carreira em Medicina

CRM lança regulamentação para telemedicina em meio a COVID-19 | Colunistas

CRM lança regulamentação para telemedicina em meio a COVID-19 | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Comunidade Sanar

No dia 16 de abril de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Nº13.989. Esta Lei discorre sobre a utilização da telemedicina como recurso na crise do COVID-19, popularmente conhecido como o Coronavírus.

A Pandemia tem sido um incentivo a mais para a digitalização de negócios dos mais diversos segmentos, e a atuação médica não é diferente. Diversos ecossistemas de saúde tem adotado a telemedicina como alternativa à sua atuação presencial, seja com o uso de softwares adequados e especialmente construídos para tal fim, seja através das redes sociais.

No dia 19 de março de 2020, reconhecendo a necessidade da telemedicina para auxiliar a prática médica na pandemia e baseado o posicionamento da Organização Mundial da Saúde, o CFM encaminhou para o Ministro da Saúde o ofício Nº 1756/2020 reconhecendo, dentro do escopo da telemedicina, 3 modalidades de atuação. São elas:

A Tele Orientação: para orientação à distancia de pacientes em isolamento.

O TeleMonitoramento: para monitoramento remoto dos pacientes.

A TeleConsulta: EXCLUSIVAMENTE para o uso entre profissionais médicos para troca de informações.

É de se reafirmar que a prática da telemedicina fora dos parâmetros reconhecidos pelo CFM em suas 3 modalidades incluso na exclusividade de atuação em uma das modalidades, no que tange a atuação médica dentro da realidade da pandemia mundial, é desencorajado ao ser considerado antiético.

Ainda não é certo se essa adoção da telemedicina é apenas a manifestação da necessidade de se reinventar enquanto profissional da saúde em meio a pandemia atual, ou se de fato a adoção é permanente e implica em uma presença maior da prática da telemedicina no cotidiano do ecossistema da saúde. No entanto, os benefícios da telemedicina tem sido evidenciados no dia da dia dos profissionais que optam pelo seu uso.

Já imaginou ter todos os seus livros de medicina na palma da sua mão? Confira o SanarBooks, sua biblioteca digital!

Autora: Ingrid Cruz, Estudante de Medicina.

Instagram: @Cruzingride