Alergologia e imunologia

Cuidados na hora de vacinar | Colunistas

Cuidados na hora de vacinar | Colunistas

Compartilhar
Imagem de perfil de Rainara Lúcia D'Ávila

Observar alguns detalhes na hora de vacinar pode garantir a eficácia da vacina no seu organismo.

Com a vacina nosso sistema imunológico é projetado para lembrar. Uma vez expostos a uma ou mais doses de uma vacina, normalmente permanecemos protegidos contra uma doença por anos, décadas ou mesmo por toda a vida. É isso que torna as vacinas tão eficazes. 

O que é vacina

A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes que entrem em contato com elas. Ela usa as defesas naturais do seu corpo para criar resistência a infecções específicas e tornar o sistema imunológico mais forte.

Sistema imunológico com a vacina

Quando você recebe uma vacina, seu sistema imunológico responde assim:

  • Reconhece o germe invasor, como o vírus ou a bactéria.
  • Produz anticorpos. Os anticorpos são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater doenças.
  • Lembra da doença e como combatê-la. Se você for exposto ao germe no futuro, seu sistema imunológico pode destruí-lo rapidamente antes que você adoeça.

A vacina é, portanto, uma forma segura e inteligente de produzir uma resposta imunológica no corpo, sem causar doenças.

O que é necessário para fazer uma vacina

A vacina é, portanto, uma forma segura e inteligente de produzir uma resposta imunológica no corpo, sem causar doenças. Todos os ingredientes de uma vacina desempenham um papel importante para garantir que uma vacina seja segura e eficaz. Alguns deles incluem:

  1. O antígeno. Esta é uma forma morta ou enfraquecida de um vírus ou bactéria, que treina nosso corpo para reconhecer e lutar contra a doença se a encontrarmos no futuro.
  2. Adjuvantes, que ajudam a aumentar nossa resposta imunológica. Isso significa que eles ajudam as vacinas a funcionar melhor.
  3. Conservantes, que garantem a eficácia da vacina.
  4. Estabilizadores, que protegem a vacina durante o armazenamento e transporte.

A importância da vacinação até hoje

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas – agora mais do que nunca. Hoje existem vacinas disponíveis para proteger contra pelo menos 20 doenças, como, difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo. Juntas, essas vacinas salvam a vida de até 3 milhões de pessoas todos os anos.

Quando somos vacinados, não estamos apenas protegendo a nós mesmos, mas também aqueles que estão ao nosso redor. Algumas pessoas, como aquelas gravemente doentes, são aconselhadas a não tomar certas vacinas – portanto, dependem de nós para se vacinar e ajudar a reduzir a propagação da doença. 

Durante a pandemia de COVID-19, a vacinação continua a ser extremamente importante. A pandemia causou um declínio no número de crianças que recebem imunizações de rotina, o que pode levar a um aumento de doenças e morte por doenças evitáveis.

Atenção na hora de vacinar

Alerta para que todos fiquem atentos durante todo o processo de aplicação da vacina:

  • Observar a retirada do frasco de seu armazenamento.
  • Seringa e agulha devem ser abertas no momento da aplicação.
  • A aspiração da dose para a seringa é feita na hora, nunca aceite seringas já preparadas.
  • Observar o conteúdo da seringa antes e depois da aplicação para se certificar que o procedimento foi realmente efetivado e com a devida segurança.
  • Observar o descarte da seringa após aplicação.
  • Saber qual o imunizante foi administrado em você.
  • Sair da vacinação já com a próxima agendada.

Conclusão

São alguns detalhes simples, porém, importantes para a sua segurança. Então, a atenção durante a imunização é de suma importância no combate a COVID-19. Embora seja algo novo, a vacina tem um objetivo real de erradicar doenças que surgem ao decorrer dos anos. Hoje temos empenho de empresas em todo o mundo buscando maior eficácia contra o vírus. Enquanto empresas buscam seu melhor, nosso melhor papel na sociedade hoje deve ser prevenção da infecção e assim diminuirmos também a proliferação e aumento das mutações do vírus.

Autora: Rainara D’Ávila

Instagram: @rainaradavila

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.

Referências

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/vaccines-and-immunization-what-is-vaccination?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=Cj0KCQiAst2BBhDJARIsAGo2ldVXTg1__FeZEeiSgUpf0HtNAWoYY-StJDKk__wesTDS64OTXKRGY5YaAllGEALw_wcB

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2018/02/saiba-quais-os-cuidados-necessarios-na-hora-de-tomar-vacina-cjdogjcj401qp01rvsdwqikgc.html