Residência Médica

Dicas para a prova de residência médica

Dicas para a prova de residência médica

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Preparamos para você, que quer se preparar bem para a prova de residência médica, uma série de dicas!

A residência médica, na atualidade, se configura a pretensão profissional de quase todos estudantes de medicina ou médicos. Através do treinamento prático o residente alcança o título de especialista em determinada especialidade, conforme credenciamento e regulamento vigente do Conselho Nacional de Residência Médica. 

Dada a importância desta etapa, os candidatos dos processos seletivos anuais se vêem num momento de muitas dúvidas, apreensões e inseguranças.

Toda essa carga emocional, associada com as cobranças e a rotina exaustiva contribuem para aumentar a ansiedade embutida no processo. Quando não controlada, a ansiedade e o nervosismo podem se mostrar vilãs durante a preparação para a residência médica ou durante a realização da prova objetiva, principal forma de avaliação aplicada pelas instituições como etapa do processo seletivo.

Desse modo, a Sanar Residência Médica disponibiliza algumas dicas para a boa realização das provas e torce para que você tenha um bom aproveitamento e alcance seus objetivos!

Não existe fórmula mágica que lhe garanta a aprovação, assim como não há um fluxograma rígido que lhe conduza até a residência médica. Cada candidato possui uma forma prática de melhor se adaptar a rotina de estudos, absorvendo melhor os conteúdos e consolidando esses conhecimentos para a avaliação e para a carreira médica. Esperamos que as dicas a seguir lhe sejam úteis: 

Antes da prova de residência médica

Se possível, invista em um curso preparatório:

O mercado dos cursos preparatórios está em constante evolução e melhorias. Estar matriculado em um deles não lhe certifica da aprovação; apenas sua dedicação e empenho poderão fazer isso. Todavia, esses cursos possuem metodologias norteadoras que fazem diferença, sim, desde que o aluno se mostre interessado.

Sem essa parceria, o êxito pode não ser alcançado. Além disso, trata-se de um investimento profissional que visa alcançar um objetivo claro e cobiçado, cabendo ao interessado pesquisar no mercado quais cursos possuem o melhor custo x benefício, metodologias adequadas e compatíveis com o seu perfil e o tempo de duração deles. 

Crie uma rotina de estudos:

O estudante de medicina lida com uma rotina de cobranças e muito estudo desde sua entrada na faculdade. A densidade do conteúdos, carga horária de dedicação e horas de estudo tendem a aumentar conforme a graduação avança.

O preparo para a residência segue o mesmo princípio. O referencial bibliográfico exigido nas seleções é extenso e por isso a preparação tende a ser anual ou bianual, em modelos intensivos ou extensivos.

O importante é estabelecer uma agenda diária de estudo, mantendo-se ativo, em constante revisão, diversificando os temas de acordo com as áreas. Estabelecer pequenas metas diárias ou semanais pode ser uma boa forma de sair da inércia e iniciar as atividades.

Além disso, torna-se necessário respeitar o próprio tempo, não se cobrar demais e não buscar atingir metas humanamente impossíveis de serem cumpridas.

Realizar provas anteriores daquela instituição pode lhe ajudar a conhecer a forma de cobrança do exame e lhe dar uma vantagem. Procure o melhor método de estudo para si e mantenha-se focado. Prepare-se. Evite distrações. Não postergue:

Descanse:

Tão importante quanto estudar é descansar. Respeitar os limites do nosso corpo e da nossa mente é importante para que a gente se mantenha física e emocionalmente saudável.

Descansar após as refeições, tomar um banho demorado, brincar com o seu pet, manter-se próximo das pessoas que lhe querem bem são ações simples, mas que possuem o potencial de renovar o ânimo pro estudo e reabastecer os motores.

A gente sabe que o preparatório nos cobra bastante e o tempo parece voar, porém tirar um tempo pra si é autocuidado. E toda forma de autocuidado deve ser exaltada. 

Divirta-se:

Além do descanso, é importante encontrar e manter um espaço na agenda para as atividades de lazer. Estar se divertindo libera neurotransmissores associadas com emoções de prazer, felicidade e bem-estar o que pode aliviar a tensão de todo o processo.

Acompanhe toda a movimentação do seu processo seletivo: 

Cada instituição proponente mantém um site em constante atualização referente ao processo seletivo. Acompanhe-o regularmente. Qualquer novidade no cronograma da seleção é informado por lá e é importante se manter atento para não perder nenhuma informação importante.

Pratique atividade física:

Qualquer atividade física regular traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente, atuando na diminuição do estresse e da tensão, melhorando a disposição física e marcadores laboratoriais também.

Encontrar tempo para praticá-la pode ser difícil mas caso consiga, os benefícios serão notáveis a curto e a longo-prazo.

Durma bem:

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que o candidato consiga ser produtivo no dia seguintes. Então, é fundamental que se pratique a higiene do sono, que as noites de sono tenham 8h ou mais e que esteja em um ambiente silencioso e calmo.

Para os insones, a meditação guiada, um banho morno ou uma música relaxante podem ser ótimos meios de garantir uma boa noite de sono.

Tenha uma dieta equilibrada:

Comer bem está intimamente ligado ao bem-estar, e criar hábitos saudáveis e equilibrados só tende a ser benéfico. Além disso, é importante se manter realizando lanches entre as refeições.

Nada de pular refeições para ficar estudando. Lembre-se que cuidar de si com carinho é se preparar melhor para as provas. 

No dia da prova de residência médica:

Chegado o tão aguardado dia da prova, o ideal é manter-se calmo e focado, mesmo que não seja fácil. O preparo foi feito ao longo de meses, neste momento só lhe cabe aplicar os conhecimentos adquiridos. Algumas outras dicas são importantes:

  • Certifique-se atentamente de saber o dia e o horário correto da prova. Não se perca no tempo, por favor!
  • Conheça o local de provas, estude as melhores rotas e formas de chegar.
  • Chegue com antecedência.
  • Confira se têm em mãos, todos os documentos solicitados, conforme prevê o edital.
  • Leia com atenção o edital. Todas as regras e condições devem ser seguidas sob risco de penalidades.
  • Durma bem na noite anterior.
  • Faça refeições leves antes da prova.
  • Observe quais canetas podem ser levadas ou não.
  • Leve um lanche saudável e água. As provas levam horas e você deve ter energia.
  • Durante a leitura da prova, observe atentamente o enunciado, as assertivas, a forma de preenchimento do cartão-resposta, confira seus dados, releia as questões e certifique-se de ter feito toda a prova.
  • Siga as instruções sanitárias para o enfrentamento à pandemia de COVID-19, conforme explicita o edital
  • Obedeça as instruções quanto a forma de guardar o celular e demais dispositivos eletrônicos. 

Após a prova: 

Muitas instituições, imediatamente após a aplicação do prova, libera o gabarito preliminar. Conferir ou não é uma decisão individualizada. Caso queira se manter distante destas discussões acaloradas, o melhor é se afastar dos grupos de residentes em redes sociais. 

Atente-se para o prazo de solicitação dos recursos, caso tenha necessidade de fazê-lo. Vale a pena manter-se focado nas demais etapas de seleção, quando houver, assim como o prazo de divulgação dos resultados e matrículas. 

Se precisar de ajuda no processo seletivo de residência médica 2021, a Sanar tá aqui pra te ajudar!

Posts relacionados: