Sem Categoria

5 dicas para conciliar carreira e qualidade de vida com êxito | Colunistas

A contemporaneidade elevou o trabalho a um novo patamar de validação, haja vista que desempenhamos nossas atividades não buscando apenas a sobrevivência, como nas civilações da antiguidade. Diante desse contexto, é evidente que a atual consciência coletiva nos leva a “corrida” pela excelência profissional e na medicina, principalmente, o senso de responsabilidade com a vida humana faz com que grande parte do tempo seja investido no aprimoramento profissional e na prática médica. Assim, como e onde dedicamos parte do nosso dia é uma desafiadora questão de prioridade e disciplina, que interfere diretamente na nossa vida e também daqueles que estão próximos a nós.

Por isso segue abaixo, 5 dicas de como tornar a sua rotina com mais qualidade de vida:

1-Anote seus compromissos em uma agenda, planner,ou aplicativo.

O primeiro passo é tomar nota acerca de suas atividades, tanto aquelas um pouco mais distantes como: viagens programadas, congressos, jornadas científicas; quanto as atividades mensais e semanais.
Então se você ainda é estudante, o ponto de partida é imprimir o seu calendário acadêmico anual. A partir dele, você poderá organizar a sua programação ao longo do ano, baseado nos dias letivos, e até fazer acordos prévios com professores, caso precise faltar em algum dia de aula.

Além disso, adote o hábito de escolher um dia na semana, para planejar as atividades, o domingo é o dia ideal, normalmente é livre e você tem uma visão ampla da sua programação durante toda a semana. Anote, suas atividades separando-as por dia (o seminário, o vencimento das contas, os boletos bancários, o horário das aulas, a consulta do dentista); e sempre leia a sua agenda para estar ciente de como deve se organizar para o dia seguinte. Partindo do pressuposto que você seguiu essa dica, todas as outras poderão ser executadas, então conto com você heim??

2-Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo.

Os seus objetivos precisam sair do papel, então estabeleça metas para cumpri-los; assim a sensação de ‘’dever cumprido’’ diminui a sensação de frustração e ansiedade, e te torna um executor de tarefas nato, e não só alguém que planeja.
-Defina a sua meta (prova, viagem, leitura de livro, montante em dinheiro).
-Estabeleça um prazo para cumprir o seu objetivo.
-Como poderá cumpri-lo (horas de estudo semanal, leitura de páginas diária, quantia em dinheiro a ser guardada por mês).
-Livre-se de fatores que te afastam da sua meta(as redes sociais, comentários negativos, lugares e situações que te façam gastar além do que se deve).

3-Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos, 3 vezes na semana e durante 30 minutos, já é suficiente para nos livrar do sedentarismo, somado a isso a atividade física habitual melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, ajuda a emagrecer, diminui o risco de doenças cardíacas e fortalece os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados com caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação, atividades em maioria de baixo custo, e que demandam pouco tempo.

4-Cuide da sua saúde mental

Os casos de depressão e ansiedade, tornam-se, destrutivamente, recorrentes entre os estudantes de medicina, por conta da rotina exaustiva, pressão social, e auto cobrança. A prática de atividades físicas, lazer, e principalmente tempo de qualidade com família e amigos são catalisadores nesse processo de cuidado com a nossa mente. Caso os sentimentos de insatisfação, medo e ansiedade lhe impeçam de realizar as suas atividades diárias, além do que foi citado é preciso que procure um profissional habilitado como psiquiatra e psicólogos, para que você seja acompanhado reconhecer que precisa de ajuda é um compromisso não só pessoal, mas também com aqueles que convivem conosco(familiares, amigos e pacientes).

5-Defina prioridades

Prioridade, no dicionário significa: condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade. Mas na vida real, ou seja na nossa rotina acadêmica exaustiva é equilibrar as atividades da nossa carreira com as que nos propiciem a qualidade de vida.

“Gostar de gente é um pré-requisito para uma carreira médica bem sucedida Os rígidos de afeto também terão os seus pacientes que serão trazidos pelo sistema, mas nunca descobrirão uma das maravilhas da atividade médica que é o encanto de ser escolhido pelo paciente como o “meu médico”.” JJ Camargo

Caroline Nascimento, estudante de Medicina.
Instagram de estudos :@carolinenamed

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar