Ciclo Básico

Dicas para o calouro de Medicina

Dicas para o calouro de Medicina

Compartilhar

Carreira Médica

8 min há 229 dias

A faculdade de Medicina é um ambiente totalmente diferente do Ensino Médio ou do cursinho pré-vestibular. Todos os estudantes recém aprovados passam pelo processo de se adaptar à nova realidade e cometem erros e acertos nos seus primeiros semestres. Para facilitar a sua vida como calouro de Medicina, aqui vão algumas dicas para você.

Só não se esqueça de que a experiência na faculdade, apesar de possuir pontos em comum, é bem individual e vai depender de muitos fatores. Então não veja nenhuma dessas dicas como regras, apenas sugestões e ideias que podem te ajudar no seu período inicial como calouro de Medicina.

Dica 1: O calouro de Medicina precisa aprender rapidamente a estudar

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por estudantes de Medicina no início da faculdade é encontrar o melhor método de estudar. Diferentemente do preparatório para o vestibular, na faculdade você não pode focar apenas em decorar fórmulas e fazer questões, é preciso buscar mecanismos que facilitem a absorção de conteúdo a longo prazo e que promova a integração dos conhecimentos adquiridos.

Por exemplo, ao estudar Anatomia, você não pode ver cada sistema do corpo como algo isolado, uma vez que o corpo humano é um só sistema integrado. Da mesma forma, você não pode tratar a Anatomia Humana e a Fisiologia como duas matérias totalmente independentes, porque aspectos de uma interferem, e muito, na outra.

Essa integralidade do curso de Medicina pode ser um baque para o aluno despreparado, que nem sempre vai ter a mentalidade de que tudo na Medicina está interligado. Porém, a notícia boa é que isso não é tão difícil de entender ou se adaptar, e que as próprias faculdades e os materiais de estudo já estão se adaptando para isso.

Então, uma das dicas para o calouro de Medicina é: busque uma adaptação rápida para não ficar defasado em seus estudos. Uma sugestão para você facilitar esse processo é se acostumar com Casos Clínicos, que geralmente promovem uma boa integração do conteúdo e da visão ampliada da Medicina. Falamos mais sobre o estudo por Casos Clínicos aqui nesse post. Outra dica é procurar qual é o método de estudo que melhor se encaixa pra você, e já falamos sobre isso nesse outro post.

Dica 2: É normal não se lembrar de tudo

Uma das preocupações iniciais dos calouros de Medicina é como lembrar de todos os assuntos estudados, e por isso muitas vezes eles ficam presos aos detalhes e acabam atrapalhando os estudos por causa da quantidade de assunto acumulado.

Portanto lembre-se: é mais importante saber um pouco de tudo do que tudo de um pouco. Especialmente no Ciclo Básico, o mais importante é você ter uma base de cada matéria para se preparar para o ambiente clínico. Ou seja, os mínimos detalhes da sua aula de Biologia Molecular e Celular não vão ser necessariamente exigidas de você.

Mas é possível que em algum momento você vá precisar de um conhecimento do Ciclo Básico que não está mais fresco na sua cabeça ou que você não chegou a se aprofundar tanto. E isso é perfeitamente normal. O importante, então, é que você saiba onde buscar essa informação e consiga compreendê-la a partir dos conhecimentos básicos da matéria que já foi estudada.

Só não vai usar isso de desculpa para não estudar, viu? Toda matéria da faculdade tem a sua importância, sem falar que o conteúdo ainda pode ser cobrado nas provas. A dica é para que você entenda que todos os detalhes de cada matéria não serão absorvidos e que isso é normal, não precisa se estressar caso já esteja esquecendo algum assunto. Apenas tenha a humildade de reconhecer isso e esteja preparado para revisitar os assuntos quando necessário.

Dica 3: Busque ferramentas de estudo que facilitem a sua vida

A última das dicas para o calouro de Medicina é sobre tempo. Todo mundo sabe que o bem mais valioso para um estudante de Medicina é o tempo. Com tantas matérias e tantos assuntos para estudar, você precisa se organizar para perder o mínimo de tempo possível durante seus estudos.

Portanto, para muitas matérias do início do curso, como Fisiologia ou Histologia, não vai valer a pena comprar um livro denso de mais de 1000 páginas em que o assunto que você quer estudar vai estar escondido no meio. Você precisa de materiais de estudo rápidos, práticos e didáticos.

É importante ressaltar que muitas vezes os estudantes de Medicina se sentem na obrigação de estudar por artigos científicos ou por livros de referência, mas isso não é necessário. Você precisa de materiais de confiança, com certeza, mas que podem muito bem serem destinados a estudantes. Apenas 2 fatores são fundamentais: que você aprenda o conteúdo e que a forma de estudar esteja boa para você.

Então, essas são algumas das sugestões de como estudar na faculdade de Medicina de maneira mais prática para otimizar o seu tempo:

SanarBooks: A revolução dos livros de Medicina

calouro de medicina

Você já conhece o SanarBooks? Se você é estudante de Medicina e ainda não conhece, então está na hora de mudar isso.

O SanarBooks é uma biblioteca virtual com mais de 90 títulos para você, tudo isso com acesso ilimitado por menos de 1 real por dia!

Como que o SanarBooks pode ajudar o calouro de Medicina? Nele, você encontra, por exemplo, conteúdos de Anatomia, Histologia, Patologia, Ética Médica, Fisiologia, BMC, Semiologia e outras matérias que você conhecerá nos primeiros semestres do curso.

Além disso, você encontra livros de mapas mentais, mais de 300 casos clínicos, livros de questões de Medicina, manuais práticos, Super Materiais com várias matérias resumidas e muito mais!

Tudo isso em um só lugar e acessível de qualquer lugar, seja pelo celular, tablet ou computador. Clique aqui e conheça mais sobre o SanarBooks!

Coleção Medicina Resumida

dicas medicina resumida

A coleção Medicina Resumida consiste em 5 volumes divididos por sistemas para facilitar a sua compreensão das matérias iniciais do curso e qual a sua aplicação na prática médica.

A coleção traz os livros com os sistemas:

  • Cardiovascular
  • Endócrino
  • Renal
  • Nervoso
  • Imune

E em cada livro você vai encontrar um conteúdo completo de Anatomia, Fisiologia e Histologia aplicado ao sistema em questão. Então saiba mais sobre a coleção Medicina Resumida nesse post ou clique aqui para conferir a coleção.

SanarFlix: O melhor amigo do calouro de Medicina

O SanarFlix é a maior plataforma de ensino médico do Brasil. Nele, você irá encontrar todas as videoaulas necessárias para amparar os seus estudos, além de resumos, mapas mentais, artigos e questões sobre cada tema.

sanarflix

Com conteúdos desde o Ciclo Básico até o Internato, com o SanarFlix você consegue revisar os assuntos da prova com professores padrão USP que deixam o assunto mais descomplicado e compreensível para você.

Sendo assim, o SanarFlix é excelente para aquela revisão de última hora, para estudar o assunto da aula do dia seguinte, para preparar apresentações e trabalhos, enfim, para toda a sua graduação. Tudo isso com um custo-benefício excelente e que cabe no bolso do estudante!

Então clique aqui e conheça já o SanarFlix!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.