Revalida

Dicas para o dia da prova prática | Revalida INEP

Dicas para o dia da prova prática | Revalida INEP

Compartilhar

Se você está por aqui é porque provavelmente irá fazer a prova prática do Revalida 2021. Confirmada pelo INEP no dia 22 de novembro, a realização da segunda etapa acontecerá nos dias 18 e 19 de dezembro. Faltando tão pouco, confira nossas dicas para o dia da prova prática!

O que te atrapalha no dia da prova

Provas normalmente já geram tensão naqueles que irão fazê-la, pois terão seus conhecimentos testados em um dia específico, que você pode não estar bem, em um ambiente diferente do que você está acostumado a estudar e sabe que ao final receberá uma nota, que te aprovará ou não.

Some isso ao fato de que a prova do Revalida é tão sonhada e esperada por muitos médicos que a aguardam para revalidar seu diploma no Brasil e finalmente poder exercer seu trabalho. É extremamente normal e esperado que você sinta nervosismo ou ansiedade, antes ou durante.

Apesar de normal e comum, esse sentimento pode te atrapalhar te paralisar durante a prova e te dar o famoso branco. Isso devido ao medo de errar e não atingir o sucesso desejado. Mas precisamos lembrar: errar é humano e pode acontecer com qualquer um, mesmo com quem estudou e se dedicou muito. Por isso, se você errar em alguma estação, não se desespere porque haverão outras para você recuperar.

Como superar a ansiedade na prova

Se a ansiedade pré e durante prova vem principalmente do medo de errar, o sentimento que pode ajudar é o de segurança. A sensação de que você sabe que deu o seu melhor e já estudou o necessário para se sair bem vai fazer toda a diferença.

Mas lembre: poucos dias antes da prova já não é mais ideal para estudar, pois só gera mais nervosismo e insegurança. Respire fundo e lembre do quanto você já se dedicou a isso anteriormente. Mas, é importante ter conhecimento também sobre o que fazer no dia da prova.

Dicas pré prova

Sugerimos não estudar de véspera, porém treinem procedimentos! Para que você se sinta mais confiante, organizamos um grupo de estudo ao vivo no Discord da Sanar Residência Médica e Revalida. Vamos estudar e simular juntos as apostas de estação prática para a prova com professores Sanar!

Dicas para o dia da prova

Em regras gerais, haja naturalmente como em um atendimento normal. Seja empático(a), cumprimente o paciente e explique todos os passos do procedimento.

Atente-se a essas dicas:

  1. Preste atenção às instruções que são dadas e não gaste tempo com o que não é relevante nessa tarefa;
  2. Olhe em volta. Muitas vezes temos instrumentos que nos ajudam a direcionar nossa conduta durante a prova;
  3. Se apresente;
  4. Fale em voz alta cada passo do procedimento. Garanta que o examinador tenha ciência de tudo que você está falando e pensando;
  5. Caso haja um paciente, cumprimente-o, explique o procedimento e peça permissão;
  6. Limpe o local do procedimento;
  7. Lave as mãos e escove se necessário;
  8. Paramente-se;
  9. Coloque os campos cirúrgicos;
  10. Nada de pular etapas. Haja como se fosse um atendimento normal, seja empático e faça a anamnese e exame físico como faria num cenário real;
  11. Além de sinais vitais básicos não esqueça do dextro;
  12. Ao final, faça o curativo e peça exame de conferência se forem necessários. Como por exemplo um Raio-X para posicionamento correto de sonda nasogástrica;
  13. Pergunte ao paciente se ele tem alguma dúvida;
  14. Marque retorno ou oriente se receber alta;
  15. É uma doença de notificação compulsória? Notifique caso seja!

Posts relacionados

Compartilhe com seus amigos: