Dieta rica em gordura aumenta chances de câncer de próstata, afirma estudo

Dieta rica em gordura aumenta chances de câncer de próstata, afirma estudo

Índice
Índice
Carreira Médica
2 min751 days ago

Um estudo publicado em janeiro na “Nature Genetics” e na “Nature Communications” afirma que a dieta rica em gordura promove a metástase no câncer de próstata.

Os cientistas do Centro Médico Beth, em Israel, decidiram testar em camundongos uma hipótese já conhecida pela ciência: pessoas obesas tem maior possibilidade de desenvolver alguns tipos de câncer, como de mama e próstata.

Um dos pontos que chamou atenção e levaram à desconfiança da gordura foi o seguinte dado: o câncer de próstata atinge cerca de 10% dos homens asiáticos, essa taxa sobe para 40% quando eles se mudam para os Estados Unidos, onde a dieta é muito mais gordurosa. Essa mudança serviu para mostrar que a doença não estava relacionada apenas a fatores genéticos, como se imaginava.

E para chegar aos resultados, os pesquisadores identificaram em cobaias um gene (PML) que inibia o crescimento do tumor, e ele estava presente apenas em 2/3 dos pacientes metastáticos. Outro ponto verificado foi que 20% dos tumores metastáticos não possuíam o gene inibidor do crescimento tumoral, o PTEN.

Conheça nosso curso de Pré Internato 2.0

Nas cobaias foram comparados dois tipos de tumores, os que não tinham PTEN e os que não tinham nenhum dos dois genes. E ficou comprovado que em ambos os tumores metastáticos produziam grandes quantidades de lipídios ou gorduras.

Medicamento já descoberto inibe metástase
Com os resultados obtidos, os pesquisadores testaram uma molécula chamada “fatostatin”, que é testada para obesidade. Nas cobaias, a molécula boqueou as produções de gordura, e assim o tumor reduziu e não apresentou mais metástase. Com esses resultados, o próximo passo é que teste comecem a ser feitos com a droga.

Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Seja aprovado na Residência

Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:

A
Restrição calórica.
B
Aumento da grelina.
C
Aumento de GLP-1 (Glucagon-Like Peptídeo).
D
Melhora da sensibilidade à insulina.
E
Redução da gordura visceral.
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.