Cardiologia

Diretriz: Equipe Multiprofissional no Controle da Hipertensão Arterial – Sociedade Brasileira de Cardiologia | Ligas

Diretriz: Equipe Multiprofissional no Controle da Hipertensão Arterial – Sociedade Brasileira de Cardiologia | Ligas

Compartilhar

LADHAS UNIFAL-MG

3 min há 99 dias

A Hipertensão Arterial (HA) descontrolada é um fator de risco cardiovascular prevalente no mundo inteiro, devendo ser tratada com o intuito de diminuir a morbidade e a mortalidade cardiovascular.

Diversos estudos demonstram que os pacientes com HA têm mais sucesso no controle da pressão arterial (PA) e aderem melhor ao tratamento quando são acompanhados por uma equipe multiprofissional.

A equipe multiprofissional que atua no tratamento dos pacientes com HA geralmente é formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física e todas as decisões acerca do paciente são tomadas de maneira compartilhada.       

Atuação dos membros

Médico: Generalista na atenção primária e especialistas nos demais níveis (cardiologistas e nefrologistas). É o agente responsável por realizar a consulta médica, diagnosticar a HA, estratificar o risco e orientar o tratamento. Além disso, é a referência e a contrarreferência dentro do sistema de saúde.

Enfermeiro: É o agente responsável por acolher, identificar e promover o autocuidado dos pacientes, além de planejar estratégias para que a adesão deles ao tratamento seja maximizada e realizar as visitas domiciliares.

Os enfermeiros são responsáveis também por outras ações específicas na atenção básica, como realizar a consulta de enfermagem e supervisionar as ações dos técnicos/auxiliares de enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Nutricionista: É o agente responsável por realizar a anamnese alimentar, avaliar a antropometria, prescrever a dieta com base no diagnóstico médico e exames laboratoriais, acompanhar a mudança dietética do paciente e sua evolução antropométrica.

Profissional de Educação Física: É o agente responsável por diminuir o comportamento sedentário na população, incentivar a prática de atividades físicas, programar, ministrar e supervisionar os programas de exercícios físicos.

Estratégias de atuação da equipe multiprofissional centradas no paciente. https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc-116-03-0516.x44344.pdf

O que mudou na diretriz de 2020 em relação à anterior (2015/2016)

A diretriz anterior não definia as ações específicas dos membros da equipe multiprofissional e nem exemplificava as estratégias de atuação centradas no paciente.

Autores, revisores e orientadores:

Autor: Gabriel Ferro Baccaro – @gabaccaro

Revisora: Maria Clara Gonçalves Lefebvre – @mariaclaralefebvre

Orientadora: Hudsara Aparecida de Almeida Paula – @wood__sara

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto

Gostou da postagem? Quer ter a sua liga postando no Sanarmed também? Clique no botão abaixo e participe!

Referências:

Malachias, MVB7th Brazilian Guideline of Arterial Hypertension: Presentation. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2016, v. 107, n. 3 Suppl 3 [Accessed 26 May 2021] , pp. XV-XIX. Available from: . ISSN 1678-4170. https://doi.org/10.5935/abc.20160140.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.