Atividades Extra Curriculares

Do internato a Residência médica: A jornada do estudante de medicina | Especialistas

Do internato a Residência médica: A jornada do estudante de medicina | Especialistas

Compartilhar

Ricardo Zantieff

6 minhá 24 dias

A faculdade de medicina é dividida em várias etapas, você sabe como estudar e se preparar para a próxima? Você sabe como se prepara no internado para a residência médica?

Estudo do internato á residência

Fiz esse gráfico para tentar ilustrar a minha opinião de como deve ser o seu estudo ao longo dos seis anos de faculdade.

Deixa eu explicar para você:

O eixo vertical é o seu volume de estudo, o eixo horizontal é o seu período. Em vermelho o volume de estudo “destinado a faculdade” e em verde o volume de estudo “destinado a prova de residência”. 

A primeira coisa que chamo sua atenção: O estudo é uma constante durante TODA a faculdade. Você não vai muito longe se não houver CONSTÂNCIA, DISCIPLINA e PACIÊNCIA em sua vida. Estudar tem que ser um hábito!  Por isso vou ser bem direto aqui, VOCÊ NÃO VAI se tornar um bom médico estudando apenas no sexto ano. Você pode até passar na prova, mas vai ser difícil ser um bom médico assim….

  • Primeiro e segundo ano: calourada, Intermed, tudo novidade, ciclo básico… Beleza, não vou te crucificar se você não estiver 100% focado na faculdade. Mais do que apenas ser médico, a faculdade é um momento de crescimento e formação pessoal. Estude, não deixe a peteca cair, mas viva. Se divertir faz parte e torna jornada melhor, vai por mim!

Como diria Abel Salazar, “aquele que só sabe medicina, nem de medicina sabe.”

É interessante você aprender desde cedo a estudar com mais eficiência (veja mais aqui)! Não são apenas as horas com a bunda na cadeira que contam, O COMO você faz esse estudo é fundamental.

E pra isso você pode contar com o SanarFlix! Ele vai ser um grande aliado nessas primeiras etapas. Aulas didáticas, materiais completos, questões… Do ciclo básico até o internato, tudo para te ajudar a não surtar e fazer seu estudo render muito mais.

  • Terceiro e quarto ano: ambulatório, enfermaria, liga acadêmica, muitas aulas… A matéria começa a ser mais empolgante e você vai perceber que dá uma vergonha danada não saber responder as perguntas do professor/straff. Você vai sentir (ou pelo menos deveria) de forma natural a necessidade de estudar, mas você não tem tanto tempo livre. O internato chegando e a ideia de se preparar para a prova de residência começam a aparecer….

Mais do que conteúdo, você precisa de uma metodologia que te dê organização produtividade!

E assim são os cursos da Sanar Residência Médica. Desenvolvemos a metodologia HERO, baseada em 4 pilares:

  • Aprendizado gradual
  • Fixação de conhecimento
  • Didática Master
  • Mentalidade de time

 (Conheça mais da metodologia HERO, aqui).

Com os cursos: Programado e Prime (2 e  3 anos de duração respectivamente), você terá uma dinâmica de estudos totalmente assertiva, planejada e controlada!

Aqui nos primeiros anos as aulas começam com foco na sua faculdade, no internato, relembrando bases da medicina e contextualizando com o dia a dia médico.

Te ajudamos com material escrito, cronograma adaptável, ferramentas de metodologia de estudo ativa, uma infinidade de questões de prova de residência comentadas, tudo incluso. Apenas no último ano que o foco muda totalmente e vamos olhar para prova de residência.

  • Quinto e sexto ano: Internato rolando solto, mas você só tem cabeça para prova de residência… Putz e aí, como fazer? 

Estudar para a faculdade ou para a prova de residência médica?

Como estudar para um ou para o outro?

Deixa eu explicar algumas coisas aqui:

Em primeiro lugar, NUNCA, JAMAIS abandone o estudo da faculdade e do internato. 

Em segundo, por que deve haver uma escolha? Ou um ou outro? Será que eles não podem coexistir?

Saiba que os assuntos estudados no internato e na preparação da prova de residência são, literalmente, os mesmo. Claro, o formato muda um pouco e por isso que progressivamente o modo do estudo vai mudar também, mas entenda, não existe isso de começar a estudar para a prova de residência apenas no sexto ano, você precisa estudar desde muito antes.

É exatamente isso que mostrei no gráfico lá em cima. Perceba que no 4º ano a “dor” prova de residência começa aparecer. Ela nem de longe é sua prioridade, mas ela existe. No quinto ano ela começa a tomar relevância na sua cabeça e no sexto ano você já tem dificuldade para conseguir pensar em outra coisa. 

Para se ganhar uma corrida, você tem que largar na frente, na primeira fila! Isso é inclusive um fato. Quase 70% dos pilotos que ganham uma corrida de Fórmula 1 largaram na primeira fila (1o ou 2o lugar). Vou além, apenas 7% dos vitoriosos largaram abaixo do 6 lugar.

  • Poxa Ricardo, então no quarto ano já devo estar focado na prova de residência?

Não, óbvio que não! Mas sim, no 4 ano é imperativo que você comece a planejar uma preparação a longo prazo para que não precise abandonar o internato ou a faculdade em nenhum momento de sua formação, mas comece a entender os desafios que te esperam. A solução para isso é planejamento e antecipação.

É assim que acredito que deva ser seu estudo. Mais do que “eu acho”, esse racional não veio da minha cabeça, a SANAR Residência Médica desenhou os passos dessa jornada a partir de diversos estudos e com bases pedagógicas sólidas.

Conheça nossa metodologia e esteja preparado tanto para o internato quanto para as provas de residência!

Faça o teste grátis de nossos cursos, clicando AQUI  e largue na frente.

Autor: Ricardo Zantieff

Médico formado pela UFBA com formação complementar pela University of Miami, Cirurgião geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP, Professor de Urgência e Emergência da UFBA e Coordenador Pedagógico SanarFlix.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.