Alergologia e imunologia

Doenças infecciosas em pacientes acima de 65 anos podem ser fatais

Doenças infecciosas em pacientes acima de 65 anos podem ser fatais

Compartilhar

As doenças infecciosas são importantes marcadores para piora de morbidade, exacerbação de doenças de base ou redução da função em pacientes idoso. Isso porque, o envelhecimento provoca imunossenescência.

Uma deterioração no funcionamento do sistema imune do indivíduo. E isso vai repercutir em alterações como o aumento do risco de invasão por patógenos devido ao declínio das barreiras como pele, pulmão e mucosa gástrica; redução da resposta celular e humoral; e produção diminuída de anticorpos em resposta a vacinas.

Assim, idosos com doenças crônicas, a exemplo de diabéticos, portadores de DPOC ou insuficiência cardíaca, terão seus sistemas imunológicos enfraquecidos. O que resulta em maior suscetibilidade a infecções e pior resposta às vacinas.

Comprometimento da imunidade e as doenças infecciosas

Além disso, é importante ter atenção e considerar que pacientes mais velhos apresentam sinais e sintomas atípicos para infecções comuns. Assim, é possível encontrar infecções afebris e com confusão mental, anorexia e quedas. 

Além disso, ao propor uma abordagem terapêutica neste grupo deve se ter em mente que este paciente possui mudanças fisiológicas que irão interferir na resposta ao tratamento, sendo elas alterações farmacocinéticas, comorbidades concomitantes, organismos acostumados a polifarmácia, pior absorção gastrointestinal e mudanças no metabolismo hepático e renal. Portanto, a dosagem do antibiótico deve ponderar todos esses fatores para chegar ao melhor tratamento desses pacientes. 

O comprometimento da imunidade e a maior dificuldade no tratamento, aumenta o risco potencial dos idosos para infecções diversas, logo a vacinação é ainda mais necessária para os pacientes que compõem esse grupo!

Veja na tabela abaixo indicação da vacina por comorbidade:

Leia mais sobre a importância das vacinas 

Referência:

Uptodate. Approach to infection in the older adult. Agu 06, 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/approach-to-infection-in-the-older-adult.

Compartilhe com seus amigos: