Residência Médica

Editais de residência médica em Pernambuco

Editais de residência médica em Pernambuco

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Os programas de Residência Médica em Pernambuco são um dos mais procurados em todo o Brasil. O processo seletivo unificado SES-PE é o mais importante do estado. Ele reúne  36 instituições de saúde da capital, Recife, e do interior. Ao todo, são 79 programas, incluindo as modalidades de acesso direto, com pré-requisito, áreas de atuação e anos opcionais. 

Outro processo seletivo conhecido do estado é o do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Esse passou a ser realizado pelo Exame Nacional de Residência Médica (Enare).

Principais instituições de residência médica em Pernambuco

Hospital das Clínicas – UFPE

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco é uma das principais instituições de Residência Médica no estado de Pernambuco. Atualmente administrada pela Ebserh, tem como principais especialidades Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria.

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP

O Complexo Hospitalar do Imip é referência no ensino, na implantação de serviços, pesquisas e treinamento na área de saúde. Dentre as especialidades mais buscadas estão Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia.

Universidade de Pernambuco

Com mais de 60 anos de história, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. A UPE é também uma das instituições que mais ofertam vagas nas seleções. Destaque para especialidades como Cardiologia, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria, Infectologia e Clínica Médica.

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco

O Programa de Residência Médica do Real Hospital Português é um dos principais parceiros do estado de Pernambuco na formação de médicos especialistas. A instituição oferta mais de dez especialidades, com destaque para Clínica Médica, Medicina Intensiva e Nefrologia.

Hospital Barão de Lucena

O Hospital Barão de Lucena é uma unidade geral de alta complexidade com foco no atendimento materno-infantil. A institui oferece assistência pediátrica, vascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco. Não à toa, as principais especialidades que se destacam são Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia e Clínica Médica.

Especialidades médicas oferecidas no estado

No estado de Pernambuco, algumas especialidades médicas se destacam mais do que outras em razão do quantitativo de vagas ofertadas. Esse número impacta na concorrência, o que é um termômetro para a procura e oportunidades de atuação em determinada especialidade. Separamos alguns destaques de residência médica em Pernambuco quanto a essa relação.

Acesso direto

  • Otorrinolaringologia
  • Neurocirurgia
  • Cirurgia Geral

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Medicina Fetal
  • Endoscopia Digestiva
  • Cirurgia da Mão

Conclusão

São muitas as possibilidades de residência médica em Pernambuco, principal centro de residências do Norte-Nordeste e um dos principais do Brasil.

Antes de definir a especialidade dos sonhos, considere questões como o que você gosta de estudar, o perfil do paciente, a rotina da especialidade e o peso que a instituição para a a área escolhida.

Com a decisão tomada, agora é com você! E nós te damos todo o suporte que você precisa para essa preparação!

Posts relacionados:

Confira o vídeo: