Residência Médica

Editais de residência médica no Espírito Santo

Editais de residência médica no Espírito Santo

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Os editais de Residência Médica no Espírito Santo são lançados frequentemente no último trimestre do ano, com vagas para especialidades de acesso direto e com exigência de pré-requisito.

Uma série de instituições lançam programas de especialidades, como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia. 

Independentemente da instituição ou da especialidade, no entanto, os médicos residentes se deparam com realidade parecida. A carga de trabalho intensa, de 60 horas semanais e um plantão de 24 horas, além da rotina de estudos fora do hospital; o foco no treinamento em serviço, ou seja, o aprendizado teórico também durante o atendimento aos usuários da rede de saúde; e os direitos a uma folga semanal e férias de 30 dias por ano.

Editais de residência médica no Espírito Santo

Os editais de Residência Médica no Espírito Santo são lançados anualmente, geralmente no último trimestre do ano. Há oportunidades para especialidades com acesso direto e aquelas que exigem pré-requisito.

Universidade Federal do Espírito Santo

A residência médica da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) é uma das mais importantes do país. Isso porque o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), onde os programas são desenvolvidos, é um importante centro de formação e atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde.

O edital da Residência Médica na UFES para o ano letivo de 2022 já foi publicado. São, ao todo, 48 vagas para especialidades de acesso direto, 21 vagas para especialidades com pré-requisito, 06 vagas em área de atuação e 01 vaga referente ao ano opcional.

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim foi fundado em 25 de fevereiro de 1986 com o propósito de reforçar os serviços de saúde à comunidade local. Ao longo do tempo, tornou-se uma instituição de referência no estado do Espírito Santo.

A unidade oferece programas de residência médica em 9 especialidades. E já tendo formou mais de 70 médicos somente na área de Clínica Médica.

O HECI possui um corpo clínico especializado e multidisciplinar formado por profissionais de medicina, enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e psicologia.

O edital da Residência Médica no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim para o ano de 2022 já foi publicado. Ao todo, 15 vagas estão sendo ofertadas. Há opções de acesso direto e com pré-requisito.

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória 

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) é um hospital geral, de caráter filantrópico. Localizado na cidade de Vitória, ele conta com 209 leitos (SUS e particular), 66 ambulatórios e 7 salas cirúrgicas.

A residência médica nessa unidade é destinado a médicos que desejam buscar aprofundamento científico e proficiência técnica na área de atuação.

O edital da Residência Médica no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim para o ano de 2022 já foi publicado. Foram ofertadas mais de 50 vagas para programas de acesso direto e com pré-requisito.

Centro Universitário do Espírito Santo

O Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) foi criado nos anos 1960 para propiciar à juventude da época a oportunidade de cursar o ensino superior, mas só veio a ser reconhecido como tal 40 anos depois.

Com expansão e ampliação de sua infraestrutura, nos anos 2000 conquistou o status de Centro Universitário, o primeiro do Espírito Santo. Cinco anos depois, a instituição passou a oferecer o curso de Medicina. A unidade também oferece programas de Residência Médica em 11 especialidades.

O edital de residência médica no Unesc para o ano de 2022 já foi publicado. Foram ofertadas 38 vagas para especialidades de acesso direto e com exigência de pré-requisito.

Universidade Vila Velha

A Universidade Vila Velha (UVV) foi criada em abril de 1974, com a fundação da Sociedade Educacional do Espírito Santo, atual mantenedora da instituição. A credencial de universidade foi conquistada em dezembro de 2011.

Desde então, a UVV foi avaliada como melhor universidade particular do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC), e apareceu no ranking do Times Higher Education, que lista as melhores instituições de ensino superior do mundo. A UVV oferta vagas para programas de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria. O edital de residência médica no UVV para o ano de 2022 já foi publicado. Foram ofertadas 16 vagas.

Hospital Evangélico Vila Velha (HEVV)

Fundado em 1972, o hospital oferece atendimento multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular. Além disso, é habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. A unidade oferece vagas para programas de residência médica em especialidades de acesso direto e com pré-requisito.

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é o maior hospital público do Espírito Santo. Destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É administrado por uma Organização Social (OS), a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), contratada por meio de edital público.

A unidade oferece programas de Residência Médica, de acesso direto e com exigência de pré-requisito.

Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) 

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é responsável pelo conjunto de políticas de inovação em saúde do Espírito Santo.

A instituição desenvolve projetos e atividades voltadas para a formação e o desenvolvimento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). O instituto oferece vagas para programas de residência médica apenas de acesso direto. Entre as especialidades oferecidas estão: psiquiatria, medicina da família e comunidade. Clique aqui para informações sobre processo seletivos.

Faculdade Brasileira Multivix

A Faculdade Brasileira Multivix é uma IES privada que começou sua atuação em 1999 no ES e hoje já multiplica conhecimento em diversas regiões do Brasil. São mais de 350 polos pelo país todos com estrutura moderna.

O edital de residência médica para o ano de 2022 já foi publicado. Há vagas para residência médica em medicina de emergência. Clique aqui para saber mais.

Rede Meridional

A Rede Meridional se estrutura como um centro hospitalar de qualidade e resolutividade para prestar serviços humanizados e de excelência. A unidade Cariacica é referência em atendimento neurológico no Espírito Santo e é também um dos grandes centros transplantadores do Brasil e o maior transplantador de órgãos sólidos do estado.

A rede oferece vagas para programas de residência de acesso direto e com pré-requisito. Clique aqui para saber mais sobre os processos seletivos.

Principais instituições de residência médica no Espírito Santo

Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Hospital de Ensino Santa Casa de Vitória

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Universidade Vila Velha

Especialidades médicas oferecidas no estado

O estado do Espírito Santo oferece uma série de programas de Residência Médica de acesso direto e com exigência de pré-requisito. 

Acesso direto

  • Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica
  • Cirurgia Geral
  • Medicina da Família e Comunidade
  • Clínica Médica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Medicina de Emergência
  • Dermatologia  
  • Oftalmologia
  • Medicina Preventiva e Social
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Pediatria
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • Anestesiologia
  • Patologia
  • Infectologia

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Neonatalogia
  • Geriatria
  • Oncologia Clínica
  • Urologia
  • Cirurgia Vascular
  • Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • Mastologia
  • Medicina Intensiva
  • Gastroenterologia
  • Reumatologia
  • Nefrologia
  • Cardiologia
  • Hematologia e Hemoterapia
  • Cardiologia
  • Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular

Conclusão sobre a residência médica no Espírito Santo

O estado do Espírito Santo oferece uma série de opções de Residência Médica para aqueles que buscam uma especialidade na carreira. Instituições públicas e privadas têm programas relevantes e consistentes que proporcionam a formação de profissionais capazes de fazer diferença na vida dos usuários da rede de saúde.

Há instituições que se destacam mais do que outras, quanto ao número de vagas e infraestrutura disponibilizada para formação dos médicos residentes. Se algumas têm hospital próprio, outras firmam convênios com as redes municipal e estadual de saúde. Neste caso, é importante que você avalie os prós e os contras de cada uma das instituições antes de fazer essa escolha tão decisiva na sua vida. 

Confira o vídeo:

Posts relacionados: