Índice
Os editais de residência médica no Rio de Janeiro são bastante concorridos. A alta oferta de vagas nas mais diversas especialidades e o reconhecimento dos programas são fatores que chamam atenção de quem almeja uma capacitação profissional técnica e especializada.
Grande parte dos programas de residência do Rio fazem parte do processo seletivo unificado da SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro). Vale ressaltar que a SES-RJ aderiu ao Exame Nacional de Residência (Enare). A seleção conta com prova objetivo e análise curricular.
Principais instituições de residência médica no Rio de Janeiro
Hospital Federal dos Servidores do Estado
Referência em atendimento de média e alta complexidade no Rio de Janeiro. O HFSE se destaca em cirurgias de grande porte e foi responsável pelo primeiro Implante de Rim Artificial da América do Sul. Além de ter realizado o primeiro Transplante Renal e Cardíaco na cidade do Rio de Janeiro.
O HFSE oferece programas de residência médica em diversas especialidades – de acesso direto, com pré-requisito, área de atuação e ano adicional.
Hospital Federal de Bonsucesso
O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Oferece cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1.300 internações, 1.200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem.
Além disso, a instituição é referência na área cirúrgica, com mais de 56 serviços especializados, tais como Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cardiologia, Neurocirurgia, Urologia e Oftalmologia.
Hospital Federal da Lagoa
O HFL é vinculado ao Ministério da Saúde e reconhecido no atendimento de média e alta complexidade. Entre estes, têm destaque as Cirurgias Oncológicas, a Hematologia Pediátrica e Adulta, a Ortopedia e a Otorrinolaringologia.
O Hospital também é referência em Oncologia Pediátrica e conta com o Serviço de Oftalmologia, que possui equipamentos mais modernos para procedimentos cirúrgicos de retina e vítreo. A seleção é pelo Enare.
Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)
A residência médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ é referencia em diversas especialidades médicas. Durante a pandemia de Covid-19, o Hupe foi o maior hospital público universitário do estado do Rio de Janeiro a disponibilizar mais de 150 leitos de enfermaria e CTI exclusivamente para atendimento a pacientes SUS acometidos pela doença.
O processo seletivo consiste em uma única fase. Prova objetiva, que terá caráter classificatório e eliminatório.
Hospital Geral do Andaraí
O HFA é referência no atendimento de urgência da Grande Tijuca. Possui 278 leitos ativos e uma dos maiores emergências do Rio de Janeiro. Se destaca por atender politraumatismos, infartos, acidentes vasculares cerebrais, queimaduras e ferimentos por arma de fogo.
Trata-se de uma unidade de média e alta complexidade que também presta serviços em Oncologia, Microcirurgia, Cirurgia Plástica, Suporte a Grandes Traumas e Unidade de Terapia Coronariana.
O Hospital Geral do Andaraí oferece vagas em programas de residência médica de diversas especialidades.
Hospital Federal de Ipanema
O Hospital Federal de Ipanema (HFI) também oferece serviços de média e alta complexidade. O HFI é referência em especialidades como Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia, Oftalmologia, Oncologia, Neurocirurgia, Plástica Reparadora e Ortopedia.
A unidade possui 137 leitos ativos, sendo 10 de terapia intensiva. Além disso, foi um dos primeiros centros de saúde a utilizar a videocirurgia, a fragmentação de cálculo renal por ultrassom e a cirurgia bariátrica.
Especialidades médicas oferecidas no Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro tem destaque nas residências de diversas especialidades como Cirurgias, Traumatologia e Oftalmologia por conta da grande oferta de vagas e da qualificação dos hospitais-escola. Entre as especialidades oferecidas estão:
Acesso direto
- Cirurgia Geral
- Anestesiologia
- Psiquiatria
- Cirurgia Cardiovascular
- Dermatologia
- Clínica Médica
- Pediatria
- Oftalmologia
- Neurocirurgia
- Infectologia
- Obstetrícia e Ginecologia
- Medicina Nuclear
- Ortopedia e Traumatologia
- Neurologia
- Otorrinolaringologia
- Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Áreas com necessidade de pré-requisito
- Endoscopia
- Cardiologia Pediátrica
- Alergia e Imunologia Pediátrica
- Cardiologia
- Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
- Cirurgia da Mão
- Ecocardiografia
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Eletrofisiologia Clínica Invasiva
- Cirurgia Geral Videolaparoscopia
- Endoscopia Digestiva
- Cirurgia Pediátrica
- Endocrinologia e Metabologia
- Cirurgia Plástica
- Endocrinologia Pediátrica
- Cirurgia Torácica
- Endoscopia Ginecológica
- Cirurgia Vascular
- Gastroenterologia
- Endoscopia Respiratória
- Coloproctologia
- Hepatologia
- Ergometria
- Gastroenterologia Pediátrica
- Hematologia e Hemoterapia
- Mastologia
- Nefrologia
- Hematologia e Hemoterapia Pediátrica
- Nefrologia Transplante Rins
- Medicina Intensiva Pediátrica
- Nefrologia Pediátrica
- Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
- Neonatologia
- Oncologia Pediátrica
- Neurologia Pediátrica
- Pneumologia Pediátrica
- Transplante de Córnea
- Reumatologia
- Urologia
Vale a pena fazer residência médica no Rio de Janeiro?
A residência médica no Rio de Janeiro é um ótimo caminho. Afinal, são oferecidos programas reconhecidos nacionalmente pela qualidade de ensino e pelo valor assistencial oferecido à comunidade.
Há muitas instituições que oferecem o que há de mais moderno e técnico na medicina, ao mesmo tempo que adquire uma experiência humanizada na área de saúde.
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos podem ser do seu interesse:
- Residência médica na AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul)
- Enare: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais
- Residência Médica no SUS SP: edital, assuntos mais cobrados e mais
Veja também o vídeo: