Residência Médica

Edital de residência médica: quais são os pontos mais importantes?

Edital de residência médica: quais são os pontos mais importantes?

Compartilhar

Você sabe ler o edital de residência médica?

O foco na aprovação é tão grande que muitas pessoas acabam esquecendo o óbvio, que é ler atentamente o edital. Esse documento consiste no “regulamento” do processo seletivo e reúne todas as informações necessárias para o candidato fazer uma boa prova.

Além disso, a leitura do edital vai te ajudar entender o concurso, identificar se é realmente essa seleção que almeja para sua vida e, principalmente, se você atende os critérios exigidos para ocupar as vagas oferecidas.

Principais informações do edital de residência médica

  • Requisitos e atribuições dos cargos
  • Prazos
  • Fases
  • Provas
  • Critérios de avaliação e pesos de cada fase
  • Conteúdo programático
  • Banca organizador
  • Recursos e outros detalhes

Como editais são documentos grandes e cheios de informação, vale pegar um bloquinho para anotar as informações principais.

Disposição das informações nos editais

Preparamos uma tabela com as informações que você precisa ficar bem atenta e a ordem que essas informações costumam aparecer. Vale lembrar que a ordem pode variar de um edital para outro.

Observação: se ligue nessas palavras-chaves. Use e abuse do recurso “control + F” do teclado do seu computador para encontra-las com mais facilidade no texto.

Pontos chaves: como ler o edital de residência médica de forma eficiente e completa?

Requisitos e atribuições dos cargos

O primeiro passo é ter certeza que o processo seletivo é para você. O que quero dizer isso? Leia com cuidado os requisitos e atribuições dos cargos. Assim, você vai saber quais são as vagas oferecidas, quais são os critérios para concorrer a essas vagas, qual a carga horária de atuação, as atribuições designadas ao residente, a remuneração, etc.

Cronograma

Você precisa saber as datas do período de inscrição, de pedido de isenção de taxa, de pagamento da taxa, da confirmação da inscrição, das datas de realização do processo seletivo e de solicitação de recursos. Ao perder prazos, você pode comprometer seu desempenho na seleção ou, pior, acabar sendo desclassificado(a).

Condições especiais

Caso você tenha alguma demanda especial para realização etapas, seja deficiente, lactante ou outro, é importante saber como a banca deste concurso atua.

Além das disposições do edital, se houver alguma condição especial que não foi citada, o candito pode entrar em contato com a banca organizadora após realizar a inscrição.

Etapas do processo seletivo e critérios de avaliação

É importante que o candidato saiba muito bem qual é o formato do concurso, quantas etapas vão ter e quais são os critérios de avaliação.

Pode haver um ou mais tipos de prova. Prova objetiva – do tipo múltipla escolha ou ‘certo e errado’-, discursiva, prática, de títulos, etc. Além disso, cada etapa vai ter como objetivo avaliar habilidades específicas do candidato.

As etapas da seleção podem estar divididas com base no tipo de especialidade desejada. Ou seja, se é de acesso direto, pré-requisito, área de atuação, etc.

Além disso, cada etapa pode ter seus próprios critérios de avaliação e diferentes pesos para composição da nota final.

Prova e conteúdo programático

O edital vai te trazer informações importantes sobre as provas que compõe a seleção. São elas:

  • Formato
  • Quantidade de questões no total e/ou por conteúdo cobrado
  • Data de aplicação
  • Duração da prova
  • Conteúdos cobrados
  • Se é de caráter classificatório ou eliminatório

– Classificatório: notas obtidas definirão a ordem de classificação do candidato

-Eliminatório: há etapas do concurso que não alteram a ordem de classificação do candidato. Ou seja, o mesmo é apenas considerado apto ou não apto.

No decorrer do edital de residência médica você encontra informações sobre as disciplinas e/ou áreas médicas cobradas. Mas, ao final do documento, é possível saber com precisão quais conteúdos serão cobrados. Essa informação vem detalha na parte de anexos.

Banca organizadora

É importante saber qual é a banca organizadora do processo seletivo. Essa informação vai te ajudar a deixar sua preparação e estudos mais objetivos. Você poderá procurar saber como é a seleção realizada por essa banca, como é o tipo de questão e até procurar edições anteriores para avaliar e responder questões.

Recursos e outros detalhes

Caso o candidato discorde dos gabaritos oficiais referente às questões ou mesmo a homologação das informações, ele pode apresentar recurso fundamentado. O edital vai conter todas as informações necessárias para fazer isso (prazos, dados para apresentar, etc).

Vale acrescentar que na maioria das vezes os recursos podem ser apresentados no prazo de dois dias após a divulgação dos gabaritos.

Ao ler o edital, você também consegue identificar informações sobre o curso de formação, se houver, documentos que deverão ser apresentados após a convocão para matrícula e outras etapas necessárias para o candidato de fato iniciar as atividades do programa de residência.

Pontuação bônus na prova de residência

Ao ler o edital, você pode se deparar com esses termos:

  • Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (PROVAB)
  • Brasil Conta Comigo
  • Programa de Residência Médica em Medicina Geral da Família e Comunidade (PRMGFC)

Algumas instituições oferecem a possibilidade de ter um bônus na nota final do processo seletivo de residência médica para candidatos que tenham participado de algum desses programas citados a cima. Saiba mais detalhes sobre eles:

Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (PROVAB)

O PROVAB surgiu de uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Edução, e tem como objetivo fundamental de ampliar o acesso à Saúde à população carente, incentivando profissionais da saúde recém-formados a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos.

O programa tem duração de 12 meses. A carga horária é 32h semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e 8h de atividades teóricas no curso de especialização em Atenção Básica oferecido pela UNA-SUS. Em todas as atividades o profissional de saúde é supervisionado. Além disso, o programa oferece bolsa mensal.

O PROVAB funciona como uma espécie de degrau entre a graduação e a pós-graduação. Os profissionais que participam deste programa podem receber pontuação adicional de 10% na nota final dos seletivos de residência médica! Basta apresentar o comprovante de realização no momento de inscrição do seletivo de RM. Vale verificar os critérios do edital.

Programa de Residência Médica em Medicina Geral da Família e Comunidade (PRMGFC)

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou a resolução que implementa benefícios para os médicos que ingressarem a partir de 2015 em programas de residência em Medicina da Família e Comunidade.

Os profissionais que se especializam em medicina da família e comunidade terão direito a 10% de bônus na nota final dos próximos seletivos de Residência Médica que prestarem a partir de 2017. Ele(a) só precisa enviar o comprovante no momento da inscrição para garantir a nota extra ao final do seletivo.

Brasil conta comigo

A ação foi criada em 2020 visando o combate do novo Coronavírus junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Brasil Conta Comigo é obter o apoio de mais médicos para ajudar na grave crise sanitária em que o país se encontra.

Com a iniciativa, os estudantes de medicina podem participar de atividades de clínica médica, saúde coletiva e pediatria, além de serem apoiados, também, pela UNA-SUS. Em outubro de 2020, 34.466 médicos estavam envolvidos no programa, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Brasil Conta Comigo é remunerado (bolsa em torno de R$ 1.045) e possui carga horária de até 40h semanais por mês. O certificado de participação na ação garantirá por 2 anos, para o aluno e para o supervisor, pontuação adicional de 10% nos processos seletivos públicos para os programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde.

Posts relacionados

Estude com a Sanar

Vai fazer prova(s) de residência médica? Se sim, não perca tempo e comece a se preparar para o processo seletivo. A Sanar oferece variados cursos de preparação super completos. Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Além disso, oferecemos lives de revisão, banco de questões comentadas, banco de flashcards, simulados, ferramenta de desempenho e muito mais. Clique aqui e venha conhecer nossos cursos. Temos certeza que aqui você encontra opção de curso ideal para conquistar a aprovação.

VENHA FAZER PARTE DO TIME DE ALUNOS DA SANAR

Compartilhe com seus amigos: