Carreira

Empreender na medicina: como alcançar o sucesso?

Empreender na medicina: como alcançar o sucesso?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Ao empreender na medicina de maneira responsável, o médico se liberta das amarras dos vínculos empregatícios.

Empreender na medicina pode ser o passo que sua carreira precisava para finalmente deslanchar!

Há alguns anos, escolher ser um estudante de medicina era garantia de estabilidade financeira, não é mesmo? A profissão segue sendo uma das que melhor remunera profissionais no Brasil, de fato. O que mudou, entretanto, foram as possibilidades de carreira para esses médicos!

Entenda o motivo da remuneração médica ser tão alta

Empreender na medicina

Antes de falar sobre empreender na medicina, precisamos entender o que é empreender. Joseph Schumpter, importante economista austríaco, entendia que empreender é inovar.

Para ele, empreender é pensar em soluções que sejam fora da caixa, causando transformações em diferentes setores da sociedade.

Em outras palavras, empreender pode ser definido como a elaboração de novos negócios ou a implantação de mudanças em outros já existentes.

Se, no passado, a carreira de um médico se limitava aos corredores de hospitais e clínicas, a realidade atual é outra.

Por que empreender?

Novos modelos de negócio precisam de novos líderes, certo?

Se você pretende atuar gerindo uma clínica ou um consultório, é fundamental que você esteja a par dos avanços tecnológicos da área. Assim, você pode propor boas práticas de assistência aos seus clientes.

Ao empreender de maneira responsável, o médico se liberta das amarras dos vínculos empregatícios. Esses vínculos limitam seus horários e, consequentemente, suas possibilidades de desenvolver outras funções.

Entretanto, é importante se preparar para este novo estágio de sua carreira. Como o ensino da medicina não oferece noções de gestão, cabe ao médico desenvolver algumas habilidades para empreender na medicina.

Como alcançar sucesso empreendendo na medicina?

Por mais clichê que possa parecer, a autoconfiança deve nortear os passos de futuros empreendedores.

Quando falamos sobre a carreira na medicina, marcada pela estabilidade, a importância de acreditar em si na hora de propor inovações de negócio é ainda maior.

Feito isso, é hora de você colocar em prática o networking:

  • Converse com colegas da área que estão nessa jornada do empreendedorismo;
  • Compartilhe suas dúvidas sobre gestão;
  • Peça dicas de como melhorar as suas operações.

Estar em contato com profissionais que possuem histórias parecidas com a sua é uma excelente maneira de entender quais erros podem ser cometidos e como evitá-los.

Dica extra para empreender na medicina

Procure cursos e materiais de estudo sobre finanças e liderança. Esses materiais irão abrir seus horizontes para novas possibilidades de trabalho.

Afinal, se desvincular da mentalidade dos modelos tradicionais de trabalho não é uma tarefa fácil!

Ao se aprofundar em conteúdos que sejam voltados para análise de desempenho, fluxo de caixa, gestão de pessoas, etc., você vai poder desenhar de forma mais objetiva os processos de seu negócio.

Sugestões de leitura complementar

Referências

Compartilhe com seus amigos: