Especialidades médicas com grande potencial no futuro | Colunistas

Especialidades médicas com grande potencial no futuro | Colunistas

Índice
Índice
Comunidade Sanarmed
3 min341 days ago

Demografia Médica No Brasil

Com quase meio milhão de médicos, a quantidade de profissionais no Brasil atingiu um patamar histórico em janeiro de 2018, um crescimento de mais de 600% em menos de 50 anos. Dessa forma, o número de especialistas acompanhou esse crescimento. Do total de médicos em atividade no Brasil, cerca de 60% têm um ou mais títulos segundo a pesquisa de Demografia Médica 2018.

Especialidades médicas no Brasil

Das especialidades médicas no Brasil, cerca de 40% é representado por: Clínica Médica (11,2% do total), Pediatria (10,3%), Cirurgia Geral (8,9%) e Ginecologia e Obstetrícia (8%). Dessas, clínicas médica e Ginecologia e Obstetrícia estão entre as áreas consideradas de maior avanço tecnológico e que mais vão se beneficiar com essas mudanças na medicina.

Clínica Médica 

O médico generalista, por meio do avanço tecnológico diminuirá as filas de espera e dedicará mais tempo ao seus pacientes. Está sendo desenvolvida uma tecnologia em que sensores vestíveis e gadgets vão transmitir remotamente dados vitais do paciente, avisando-o em tempo real quando algo não está correto. Essas mensagens serão enviadas para o celular e/ou computador do médico o que tornará possível o acompanhamento e possíveis variações nos sinais vitais desses pacientes.

Obstetrícia e Ginecologia

Através dessa mesma tecnologia dos médicos generalistas, será possível acompanhar os sinais vitais das mães e de seus bebês, o que torna possível prever qualquer situação adversa e, assim, melhorar a qualidade do tratamento. Dessa forma, serão garantidos os cuidados necessários em casos de emergências.

Radiologia

Novos computadores cognitivos poderão escanear milhares de imagens radiológicas em segundos. Dessa forma, os radiologistas serão responsáveis por supervisionar esse trabalho e terão tempo para investir em pesquisa e inovação. Isso diminuirá as filas de espera e aumentará a precisão dos diagnósticos por imagem.

Oftalmologia

É uma grande potencial de crescimento com o surgimento de novos implantes retinianos que irão restaurar a visão de muitos pacientes cegos e lentes de contato digitais.

Medicina do Esporte e Reabilitação

O desenvolvimento de aplicativos que avaliam o desempenho dos atletas torna possível uma avaliação mais fidedigna dos padrões de movimento e produção de força durante a atividade física. Com esses dados, os médicos terão uma visão completa para medir a performance dos atletas e avaliar os pontos positivos e negativos que podem ser melhorados.

Oncologia

A Inteligência Artificial pode ajudar os médicos a entender e curar o câncer. Os exames de sequenciamentos genéticos e estudo sobre biomarcadores têm revolucionado a oncologia, uma vez que se tornaram mais acessíveis. Esses avanços tecnológicos vão fazer com que o diagnóstico dos tumores seja mais precoce o que ocasionara no aumento das chances de recuperação e evitando cirurgias.


Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Seja aprovado na Residência

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:

A
observação clínica.
B
tratamento com tiroxina em doses supressivas.
C
tomografia computadorizada para confirmar multinodularidade.
D
exame citológico de material obtido por punção biópsia aspirativa por agulha fina.
E
radioiodoterapia.
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.