Residência Médica

Estou estudando certo? Aprenda a fazer autoavaliação de desempenho

Estou estudando certo? Aprenda a fazer autoavaliação de desempenho

Compartilhar

A autoavaliação de desempenho faz toda diferença na preparação para residência médica!

Responder questões, de provas anteriores ou de uma forma geral, e participar de simulados com certeza já faz parte da sua rotina de estudos. Mas, você sabia que é preciso aprender a se autoavaliar?

O processo de autoavaliação de desempenho é uma oportunidade que o indivíduo tem de refletir sobre o seu comportamento e dedicação aos estudos. Uma chance de identificar quais os pontos precisa melhorar para alcançar a tão sonhada aprovação.

Além disso, esse processo vai aumentar a sua motivação nos estudos (o que é importantíssimo, principalmente na reta final).

Como fazer uma autoavaliação de desempenho?

A autoavaliação consiste em uma atividade de introspecção. Um momento de olhar para dentro e fazer reflexões de si mesmo. Por isso, antes de mais nada, você saber de onde você veio, aonde pretende chegar e quais escolhas vão te ajudar a alcançar esse objetivo.

Existem muitas formas de se autoavaliar. A Sanar Residência reuniu algumas dicas que vão te ajudar a começar a se avaliar de forma eficiente. Confira:

  1. Elenque suas conquistas
    É importante identificar tudo que conseguiu durante a jornada de estudos e as habilidades que desenvolveu. Com certeza, você tem bem mais conhecimento hoje do que lá no início da preparação. Lembra daquele simulado que você foi super bem? Ele entra nessa listinha.
  2. Faça perguntas para si mesmo e a partir disso liste seus pontos fortes e fracos
    Esse momento vai te ajudar a traçar um panorama realista do seu momento de estudo atual e do que pode ser melhorado. Algumas sugestões de questionamentos: o que eu faço de melhor? Quais conteúdos tenho mais domínio? Quais tenho mais dificuldade? Qual tipo de material mais me ajuda a estudar? Estou me esforçado o tanto que posso?
  3. Desdobre o seu panorama
    Analise como você pode usar seus pontos fortes no dia a dia e como melhorar os pontos fracos.
  4. Questione suas ações e a forma como organizou sua rotina de estudos. Algumas perguntas para fazer a si mesmo:
  • Será que tenho priorizado o que é mais importante?
  • O que estou fazendo de errado ou deixando de fazer que pode comprometer minha preparação?
  • Existe algo que ainda não coloquei em práticas, mas já percebi que pode melhorar meu desempenho?
  • O que posso fazer de diferente para alcançar melhores resultados? O que posso deixar de fazer?

Como aplicar a autoavaliação na prática?

Após todas as análises e com o panorama da sua situação bem definido, você precisa usar isso ao seu favor.

Com o panorama dos seus pontos fortes e fracos, faça uma lista semanal de objetivos. Exemplo, estabeleça uma meta para aumento de tempo dedicado a revisão de assunto ou de realização de questões de determinado conteúdo ou de forma geral. Agora, é importante que você seja realista e coloque metas concretas.

Ao final da semana, verifique a lista e observe o quanto você se comprometeu com os compromissos que havia estabelecido com si mesmo.

É o seu compromisso com si mesmo que vai colocar seu nome na lista de aprovados do programa de residência que você deseja.

Estude com a Sanar

Vai fazer prova(s) de residência médica? Se sim, não perca tempo e comece a se preparar para o processo seletivo. A Sanar oferece variados cursos de preparação super completos. Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Além disso, oferecemos lives de revisão, banco de questões comentadas, banco de flashcards, simulados, ferramenta de desempenho e muito mais. Clique aqui e venha conhecer nossos cursos. Temos certeza que aqui você encontra opção de curso ideal para conquistar a aprovação.

VENHA FAZER PARTE DO TIME DE ALUNOS DA SANAR

Posts relacionados

Compartilhe com seus amigos: